Pages

terça-feira, 4 de junho de 2013

Agerp é habilitada para certificar culturas da agricultura familiar

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), certificado que a habilita a prática de cadastro de diversas culturas agrícolas originárias das comunidades rurais do estado.

São exemplos dessas culturas, a variedade de mandioca “praiana” cultivada no município de Chapadinha – região do Baixo Parnaíba; o arroz produzido em várzeas de rios e campos naturais; e plantas frutíferas e hortaliças do Cerrado e da Baixada Maranhense. Todas elas se encontram em processo de catalogação pelo MDA.

Pela sua própria natureza e tradição histórica, as cultivares locais, (ou culturas agrícolas), denominadas tradicionais ou crioulas constituem patrimônio sociocultural das comunidades, não sendo aplicável patente, propriedade e nenhuma forma de proteção particular para indivíduos, empresas ou entidades. Introduzidas a um longo período de tempo, sofreram um processo de adaptação a determinadas regiões, por meio de seleção realizada por agricultores.

Seaf cultivares

A certificação configura-se como um importante mapeamento da ocorrência destas iniciativas em todo o país. Essas informações integram o Sistema Seaf Cultivares, (Seguro da Agricultura Familiar/Cultivares), que visa fortalecer as políticas públicas de apoio aos agricultores familiares que utilizam essas culturas. O cadastro eletrônico nacional do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) credencia a instituição a receber cobertura em todas as atividades de pesquisas nestas áreas.

No Maranhão, a Agerp é a única instituição estadual habilitada para a realização dessas pesquisas e cadastro. “Surgiam demandas das comunidades junto ao Seaf e a gente sempre dependia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), foi quando decidimos credenciar a Agerp”, ressaltou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, Wellington Matos, que tem intensificado o trabalho de pesquisa junto ao agricultor familiar.

Matos informa que o processo de credenciamento da Agerp passou por critérios de análises, considerando o perfil institucional, técnico científico e experiências publicadas.

“Essa conquista é de grande relevância para preservar o que é cultivado na agricultura familiar aqui no estado”, disse Matos, ao tempo que pontua outras funções da Agerp: “A Agência também cataloga o material genético e valoriza a manutenção de variedades que estão ameaçadas de extinção pela especulação da agricultura de grande escala comercial”.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.