Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Governadora Roseana entrega helicóptero para combater criminalidade


A governadora Roseana Sarney, acompanhada do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, entregou nesta segunda-feira (13), às 15h, em solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (Calhau), um helicóptero para o Grupo Tático Aéreo (GTA) como reforço no combate à criminalidade em todo o Maranhão. O estado é o primeiro da América Latina a receber este tipo de aeronave – modelo EC145 – dotada da mais moderna tecnologia.

Em seu discurso, Roseana ressaltou o cumprimento da nova etapa do governo, que é a de garantir a segurança dos maranhenses ao equipar e capacitar as Polícias Civil, Militar e o GTA. “Uma demonstração que estamos investindo em uma polícia moderna; pronta para qualquer operação de combate ao crime, manter a tranqüilidade, afastando de vez a bandidagem do nosso estado”, afirmou a governadora.

Roseana lembrou aos presentes que assim que assumiu o Estado tratou de aparelhar a Polícia com a entrega de 443 coletes à prova de bala, 100 metralhadoras, 250 pistolas e carabinas, munição, 680 novas viaturas destinadas aos 217 municípios do Maranhão.

Ela agradeceu a parceria com o presidente Lula e enfatizou na continuidade de investimentos do estado com o governo da presidente eleita Dilma Rousseff, além de garantir ações em 2011 como o aumento do efetivo policial nos municípios.

“Vamos começar a partir do ano que vem a abrir concursos públicos, trabalhar nos projetos de câmeras de vigilância nas vias mais movimentadas do Maranhão. Enfim, continuaremos equipando as policiais para que as famílias possam sair tranqüilas às ruas”, falou Roseana Sarney.

O secretário Aluísio Mendes destacou os programas de vanguarda na área de segurança pública implantados pela governadora Roseana ainda em seu primeiro mandato, quando criou o GTA em 1996. “O Maranhão é a quarta unidade policial do mundo a operar esta aeronave. Isso mostra o salto qualitativo que estamos dando em questão de segurança pública no estado”.

Na solenidade de entrega no Quartel da PM, estiveram presentes o comandando da PM/MA, coronel Franklin Pacheco; o superintendente da PRF, Inácio Castro; a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Chico Gomes; o presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha, o representante da Helibrás, Marcos Melo; comandante do GTA, Laércio Costa; entre outras.

Investimentos

A aquisição do helicóptero, que vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA), é o resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e do Governo do Maranhão. O valor investido foi de R$ 14,9 milhões.

Além do policiamento diário, o helicóptero de alta performance será utilizado nas missões do GTA que envolvem escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.

A aeronave é certificada para vôo por instrumentos monopilotado. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.

Existem apenas 300 aeronaves similares em atividade em 32 países. Para operá-lo, quatro pilotos do Maranhão - um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis - viajaram para a Alemanha, onde foram treinados por especialistas da fábrica responsável pela construção do modelo, a fim de se capacitarem para o manuseio operacional da aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.