Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Entrevista exclusiva!

Vereador Alexandre César Trovão (PV) avalia a Política de Coroatá

O entrevistado desta semana é o vereador Alexandre César Trovão (PV). É natural da cidade de São Luís Estado do Maranhão. Nasceu em 03 de junho de 1954. O vereador César Trovão é o mais intelectualizado e preparado Edil do Parlamento Municipal. Na década de 70, morou em São Paulo (1972 a 1978), onde cursou o científico e passou para o vestibular de Administração de Empresas, na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. No ano seguinte, transfere para FESM (atual UEMA). Ainda nos idos de 1974, foi morar e estudar na Suíça.

Em 2000 foi eleito para o seu primeiro mandato de vereador. No biênio 2003 -2004 foi eleito Presidente da Câmara. Aos 56 anos de idade está no pleno exercício do seu terceiro mandato de vereador. É filho do ex-prefeito e ex-deputado Federal VÍTOR DIAS TROVÃO.

Hoje ele avalia os últimos seis anos da situação política de Coroatá. O vereador fala da atual administração, do aumento do número de vagas para a próxima legislatura da Câmara em 2012. Analisa os números apontados recentemente pelo censo do IBGE 2010 e faz um resumo do seu mandato como vereador.

Blog: – O que mudou na vida do povo de Coroatá nos últimos seis anos na atual administração, desde que a antiga oposição se tornou governo no município de Coroatá?
César Trovão – Pouca coisa. Se considerarmos apenas a administração do Prefeito. Todos os avanços que tivemos vieram principalmente do crescimento econômico que vem ocorrendo no País, nestes últimos anos, através do programa Bolsa Família do Governo Federal e do dinheiro dos aposentados e pensionistas do INSS. O Prefeito não tem um projeto político e de desenvolvimento para o município.

O que existe é um agrupamento político de interesses pessoais em detrimento do povo de Coroatá. A saúde não funciona, falta um projeto definitivo para o abastecimento de água no município que não seja apenas perfuração de poços artesianos a bel-prazer de indicações políticas. O trânsito é caótico. Não existe aeroporto. Estradas vicinais intrafegáveis. Pontes e bueiros destruídos pelas ações do tempo e da chuva.

A cidade é uma desordem total. São denúncias e mais denúncias de corrupção que não são apuradas e o funcionalismo que deveria funcionar como propulsor de desenvolvimento, segundo a mensagem do Orçamento à Câmara, tem o comprometimento de apenas 36% do total das receitas. O que não chega a ser ruim, pois aumenta a capacidade de investimentos do município, mas o Prefeito não usa essa capacidade de investimento obtida com a economia de pessoal para fazer investimentos necessários, tais como; a construção de estradas vicinais, açudes, raspagem das estradas e manutenção de pontes e bueiros e a aquisição de novos maquinários e equipamentos, além da falta de investimentos no esporte, cultura e lazer. Isso desmotiva o empresariado local e não atrai outros investimentos de fora para o município.

Blog: – Por que é tão difícil o Prefeito de Coroatá obedecer, cumprir a Lei Orçamentária Anual?
César Trovão – Começa pela própria Lei Orçamentária, que é autorizativa e não impositiva. Mas ele deveria planejar, elaborar um orçamento mais próximo possível da realidade; mas veja só: não existe planejamento de nada! Na legislatura passada mandaram uma lei datada do ano anterior. Não tiveram o cuidado sequer de mudar a data.

Então, eu denunciei da Tribuna da Câmara e o Líder do Governo na época retirou de pauta e devolveu ao Prefeito.
Aí sim, ele mandou o Orçamento com a data correta. Só que os números eram os mesmos da lei anterior. Se com a peça mais importante do município eles fazem isso, imaginem com o resto.

Blog: – O que levou o INSS e o MPE bloquearem o FPM de Coroatá?
César Trovão – A resposta da pergunta anterior responde em parte a sua pergunta. Essa administração é um caos completo. Aliado com a falta de compromisso no trato com a coisa pública.

Blog: – Como é que o senhor, sendo um vereador de oposição analisa a postura do MPE ao fazer vista grossa para tantas irregularidades levantadas e apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado e da União pelo atual Prefeito de Coroatá?
César Trovão – Se o MPE estivesse atuando desde o começo, talvez o Prefeito não tivesse cometendo esses desatinos há tanto tempo.

Blog: – O que se deve a súbita reeleição do atual Presidente da Câmara de Coroatá? O vereador votou a favor ou contra e por quê?
César Trovão – A minoria não pode ter a ilusão de fazer Presidente. A nossa relação com os presidentes anteriores ao vereador Ciba (PT) eram lamentáveis! Por conta do autoritarismo, da intransigência e a falta de respeito com a oposição por parte deles.
Não votamos no Ciba na sua primeira eleição, mas ele se mostrou maduro e nos respeitou como minoria. Além de ter melhorado os serviços da Câmara. Daí partiu de nós, a iniciativa de lhe dá apoio para sua reeleição, desde que ele respeitasse o principio da proporcionalidade na composição da Mesa, o que de fato ocorreu. O vereador JÚNIOR BUHATEM (PMDB) é o primeiro-secretário e o vereador MARCOS DA CONCEIÇÃO (DEM) é o segundo vice-presidente.

Blog: – Tudo indica que o Prefeito irá realizar o Concurso Público em 2011. O senhor concorda com a realização do Concurso Público?
César Trovão – O Concurso Público é previsto na Constituição Federal, Estadual e na Lei Orgânica do Município. Sou a favor desde que seja transparente e obedeça aos princípios da administração pública. Ou melhor, que não seja usado para demitir e admitir supostos adversários políticos. Contudo, se houver nós iremos fiscalizar rigorosamente.

Blog: – O senhor como político filiado no PV, já fez alguma indicação para viabilizar um Meio Ambiente mais sustentável para o município de Coroatá?
César Trovão – Nestes dez anos, já aprovei vários projetos. Especificamente na área do Meio Ambiente, o Projeto Babaçu Livre que regula a derrubada de palmeiras de babaçu e libera à catação do coco às quebradeiras, tornando livre o acesso do coco pelas quebradeiras.
Aprovei o Projeto de Criação do Parque da Cidade, localizado na área do antigo Aeroporto. Com pista de Cooper, ciclovias, atletismo, anfiteatro, restaurantes e quadras polivalentes. Nesse projeto integrará também a construção do Canal de águas pluviais que interliga os bairros da Vila Ricardo Murad até o Igarapé Grande. O que resolverá em parte o problema das enchentes na cidade.

Blog: – O censo do IBGE 2010 indica que a população de Coroatá encolheu. Dos 60.307 habitantes em 2000 para os 59.274 habitantes estatisticamente levantados. Então, ao que se deve a esse encolhimento populacional?
César Trovão – O censo é feito a cada dez anos. No intervalo eles fazem apenas projeções anuais. Ou seja, na contagem final de cada década com os números aferidos pelo censo, eles fazem a correção para baixo ou para cima.

Blog: – Conforme a faixa populacional, a Câmara de Coroatá terá o número de vereadores aumentado pela PEC-333/04. Dos atuais 10 vereadores para 13 ou 15 vereadores. Vossa Excelência é contra ou favor pelo aumento e por quê?
César Trovão – Do jeito que está à representação é muito injusta com os municípios. Por exemplo; o município de Bacabal que possui uma população muito maior que de Peritoró, tem 10 vereadores. Enquanto que, o município de Peritoró tem 09 vereadores.
No caso de Coroatá, para que um vereador exerça o mandato em sua plenitude, o ideal seria de 11 a 13. Mas acho que a Câmara deverá decidir pelas 15 vagas.

Blog: – O senhor é o político e vereador mais intelectualizado da sua geração e que sempre se destacou no Poder Legislativo Municipal, surpreendendo-nos pelas briosas intervenções e atuações na Tribuna do Parlamento. O senhor pretende abandonar a política em 2012?
César Trovão – Veja bem, Idalgo. Eu não passo um dia sem pensar em sair da política partidária. Venho me dedicando cada dia mais aos meus negócios que andavam negligenciados. A política nunca me deu grandes alegrias, mas é difícil sair dela. Principalmente uma pessoa como eu que tenho inquietação social e política muito acentuada, é difícil abandonar. Até porque desde menino sempre estive envolvido na política.
Atualmente estou indeciso quanto a isso. O Presidente do Senado José Sarney (PMDB), sempre diz que na política só tem um porta; a de entrada.

Blog: – Se o senhor não pretende abandonar a política, hoje o grupo político de oposição, já tem algum nome para disputar às eleições para prefeito em 2012?
César Trovão – No momento ainda não temos nenhum nome. Até porque esse processo de escolha será aberto pelo deputado Estadual Ricardo Murad, que é a nossa liderança maior. Entretanto, em minha opinião a oposição deve trabalhar um nome pelo menos um ano de antecedência. Agora, a situação pode se dar o luxo de lançar nomes às vésperas das eleições. A oposição, não!

Blog: – O senhor arriscaria palpites sobre prováveis nomes de consenso para serem candidatos a prefeito pela oposição em 2012?
César Trovão – Não.

Blog: – O PT fez parte da coligação “O Maranhão não pode parar”. Aliaram-se ao PMDB, PV e a outros partidos políticos que apoiaram à reeleição da governadora ROSEANA e à eleição da presidente DILMA. O senhor não acha que houve corpo mole, falta de empenho político durante a campanha por parte do PT de Coroatá, nestas eleições?
César Trovão – Ouvi falar. De qualquer forma achei inteligente por parte da Governadora Roseana vir a Coroatá e checar de perto o “apoio político dado pelo Prefeito a Governadora”.

Blog: – O senhor acha que é difícil fazer uma Reforma Política no Brasil?
César Trovão – Eu acho. Por que quem vai fazer essa Reforma Política são aqueles que foram eleitos por essas mesmas regras. E o instinto de preservação dos políticos é muito forte.

Blog: – Vereador está terminando 2010 e 2011 chegando! Em resumo como o senhor avalia o seu desempenho parlamentar e os trabalhos da Câmara Municipal durante o ano de 2010?
César trovão – Idalgo, eu mesmo não estou satisfeito com o meu desempenho. Por causa das minhas ausências motivadas por problemas de saúde e particulares. Mas em 2011, voltarei com o pé direito.
Quanto à Câmara, foi um ano atípico por causa das eleições gerais.

Blog: – Finalizando a nossa entrevista, qual a sua mensagem de Natal e Ano Novo para o povo de Coroatá?
César Trovão – Eu desejo um bom Natal e um Feliz Ano Novo, e que o povo de Coroatá continue acreditando que dias melhores virão. É obrigação de todo político trabalhar para a felicidade do seu povo. Eu prometo trabalhar por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.