Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Teremos ou não em 2012, mais 'palhaços-tiriricas' nas Câmaras Municipais brasileiras?

É uma coisa que deve ser analisada com bastante precisão. Muita gente pensa que o problema posto em questão, é simples e fácil! Mas, não o é? A coisa é séria demais. "Ser ou não ser: eis a questão!". Não é que eu queira ser preconceituoso, no entanto, a própria Constituição Brasileira é quem estabelece o princípio do contraditóro. Ou seja, o analfabeto tem a obrigação de votar, porém, não tem o direito de ser votado. E mais: ele tem que pagar seus impostos e tributos. Se não pagá-los vai pra cadeia e perde outros direitos constitucionais que lhes são garantidos e conferidos.

Com a eleição do Palhaço Tiririca para deputado federal pelo Estado de São Paulo, a polêmica veio à tona junto à Justiça Eleitoral, que vez por outra depara-se às eleições à frente das câmeras e lentes da televisão. Ou seja, é o centro das atenções perante os eleitores brasileiros. Somente agora, é que o TRE-SP submeteu o 'Palhaço-Político' ou o 'Político-Palhaço' - coisa que ainda não se sabe ao certo - ao teste de alfabetização. Isto é, de leitura e escrita perante o Promotor Eleitoral daquele órgão. Por enquanto, eu tenho que usar esse trocadilho, em negrito.

Somente à tarde de ontem, ficou conhecido o resultado do teste de alfabetização ao qual o Palhaço Tiririca foi submetido. Segundo o Promotor Eleitoral, o Palhaço Tiririca acertou apenas 30% do teste. Porém, para as autoridades ele 'leu e escreveu de forma satisfatória'. Portanto, ele será diplomado e empossado como Deputado Federal, no dia 06 de fevereiro de 2011. Mesmo que ainda haja alguns processos tramitando contra ele, no TSE, STF e em outras instâncias do Poder do Judiciário.

O 'X' do problema posto em questão, não é a votação expressiva que obteve o candidato a deputado federal eleito, Tiririca (PP). Ele foi eleito com mais de 1,3 milhão de votos. Contudo, o que se está questionando e contestando no âmbito da Lei Eleitoral nº. 9.504/97 e da Constituição Brasileira, são que regras e normas ditadas, que o processo eletivo determina para todos os cidadãos que queiram ingressar na vida pública, e que de forma abrupta foram quebradas pela assessoria jurídica do candidato e pela coligação política à qual o candidato pertence.

Agora, minhas leitoras e meus leitores! Com essa história do Palhaço Tiririca, quem terá a coragem de questionar e colocar em xeque-mate o grau de alfabetização das 1ª e 4ª séries do ensino fundamental nas escolas da rede de ensino público municipal e estadual brasileiro? Outra pergunta que não se pode calar! Afinal, o que é e quem será realmente identificado como analfabeto funcional?

Enfim, a coisa pegou mesmo! Como de fato ficou comprovado que o Palhaço Tiririca é alfabetizado ou semialfabetizado ou analfabeto, ainda ninguém sabe! Então, nas próximas eleições de 2012... O que nós vamos ter de "Palhaços-Tiriricas" concorrendo ao cargo de vereador em todo Brasil, não tá escrito. E o que é pior? Os presidentes de todos os TRE's brasileiros vão logo agilizando à contratação de novos professores do ensino fundamental e a compra de material didático para submeterem à prova de alfabetização todos esses candidatos a vereador igualmente ao do Palhaço Tiririca. Que não deixa de ser um precedente aos que querem ser os mais novos "Políticos-Palhaços!". Apenas isso nos deixa uma grande lição, que é a seguinte: os endereços dos picadeiros circenses brasileiros mudarão para as Câmaras Municipais Brasileiras. Ou melhor, as sessões ficarão muito mais divertidas e engraçadas quando qualquer assunto picante for colocado em pauta para serem debatido e votado!

Portanto, se o seu filho não concluiu o ensino fundamental, a última opção é ser Palhaço, não é? Afinal, palhaço também é cultura! Pelo visto, o que não vai faltar às sessões são piadas e boas gargalhadas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.