Dep. Andrea Murad / Foto : Nestor Bezerra |
"Estamos acompanhando o drama da família do Dudu, recém-nascido que está em São Paulo lutando pela sobrevivência, um caso repercutido nacionalmente em que a família teve que recorrer à justiça para receber o tratamento. O Dudu se inclui na estatística dos 80% dos casos que necessitam de uma cirurgia cardíaca e teve a sorte de conseguir iniciar o tratamento. O problema é que 13 mil bebês não chegam a receber o tratamento e acabam morrendo antes do primeiro ano de vida", alertou a parlamentar citando dados nacionais.
Em 2014 foram realizadas no país um pouco mais de 5 mil cirurgias na área. A deputada explicou que os principais motivos que implicam na morte de milhares de crianças cardiopatas são a falta de diagnóstico precoce, falta de equipamentos adequados ou de vagas na rede pública de saúde. E destacou que a mortalidade reduziria consideravelmente se o pré e pós natais atentassem para o problema.
"Tenho certeza se a criança tiver um atendimento adequado as chances de uma dela se tornar um adulto saudável são muitas, em média 90% de chance. Precisamos garantir às famílias mais informações sobre a doença, possibilidades de um diagnóstico precoce e tratamento adequado na Rede Pública de Saúde disponível à toda população", disse a deputada. Da Assecom / Dep. Andrea Murad
Nenhum comentário:
Postar um comentário