Pages

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Equipe do Carlos Macieira realiza a primeira cirurgia cardíaca da rede estadual de saúde

Fotos/ Nestor Bezerra - Equipe de saúde se reúne antes do procedimento cirúrgico
Fotos/ Nestor Bezerra – Equipe médica realiza a primeira cirurgia cardíaca de Circulação Extra-Corpórea  da rede pública
Da AI-ESTADO - A primeira cirurgia cardíaca de Circulação Extra-Corpórea (CEC) da rede pública foi realizada, na manhã desta quinta-feira (20), no Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. O procedimento é indicado para remover os trombos que impedem a passagem do sangue para o coração, com a utilização da “máquina coração-pulmão” – um equipamento responsável por receber o sangue pobre em oxigênio do paciente e retorná-lo oxigenado.

O cirurgião cardíaco Joseval Lacerda disse que há seis anos vem trabalhando para que esse tipo de procedimento seja realizado na rede pública.

Joseval Lacerda explicou que a cirurgia de circulação extracorpórea consiste na substituição temporária das funções de órgãos vitais de um paciente, como coração e pulmão, quando eles estão inoperantes durante uma complexa cirurgia cardíaca.

A cirurgia foi comemorada pela equipe do Hospital Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira. “Agradecemos ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, pela oportunidade de vivenciar esse momento. Com o moderno centro cirúrgico instalado no Carlos Macieira, pudemos realizar o sonho de implantar a cirurgia cardíaca na rede estadual”, disse a diretora clínica do HCM, Gisele Boumann.

A primeira cirurgia foi realizada na dona de casa Jane Lucia Almeida, de 46 anos, moradora do município de Miranda do Norte. A doença veio como conseqüência de problemas reumáticos. Ela disse que sempre consultava em Miranda e os médicos falavam que era bronquite. “Consultei no Hospital Geral de Matões do Norte, fui diagnosticada com este problema no coração e encaminhada para São Luís para fazer exames e a cirurgia. Estou muito feliz por Deus ter me colocado na frente. Tenho certeza que agora sairei curada deste centro cirúrgico”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.