Pages

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação em Coroatá

Foto: Ronny Sales-AI PMC
Por: FABIANO BEN-HUR/AI-PMC - No último sábado aconteceu em Coroatá o lançamento da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a secretária Joelma Gonçalves esteve em todos os postos de saúde da sede de Coroatá visitando e observando como estava o andamento dos atendimentos para as crianças que iam ser vacinadas, ela também estava acompanhada da coordenadora de endemias, Guaracy Silva.

Cada posto tinha sua forma especial de receber as crianças que iam sendo levadas para  receber a dose das vacinas, todos os postos estavam enfeitados com balões e foi  feita distribuição de pirulitos para quem ia sendo vacinado.

Segundo a secretária a expectativa era a melhor possível, “A gente tá acompanhado de perto e estamos notando que a procura está grande, e além da campanha contra a pólio e o sarampo também estamos atualizando a carteira de vacinação de todas as crianças, então é importante que as mães e os pais tragam seus filhos menores de 5 anos para receberem a dose da vacina, isso é um direito de toda criança, ter a sua saúde protegida de doenças infecto contagiosas”, disse a secretária de saúde.

As outras vacinas que estão incluídas na atualização são: Tetra Valente, Penta Valente e HPV para as adolescentes que ainda não tomaram a dose. A secretaria também já está programando uma ação nas escolas visando abranger o maior numero possível de crianças imunizadas no nosso município.

De acordo com a coordenadora de endemias Paraguacy Silva, é importante atingir a meta de crianças a serem vacinadas, “Nós temos pra cada uma das duas vacinas que atingir 5.187  crianças no caso da Pólio de 06 meses a 5 anos, e do Sarampo de 1 ano até 5 anos. Temos que atualizar esse calendário, e quem já tomou tem que reforçar a vacina, tudo porque estão aparecendo casos de sarampo no Brasil, e o que queremos é erradicar o sarampo do país e a única forma de conseguirmos isso é fazendo essa cobertura”.

O comparecimento da população aos postos no sábado também foi surpreendente, os pais se preocuparam em levar seus filhos para serem imunizados em massa, era esperado um movimento até um pouco menor, já que a campanha estava iniciando em um dia de prova do ENEM.

Outro diferencial foi o fim da limitação, ou seja, em todos os postos estava acontecendo a vacinação podendo assim as mães e os pais irem até a unidade de saúde mais próxima de casa. E na zona rural estão trabalhando agentes chamados de volantes indo de casa em casa para que nenhuma criança fique sem tomar a vacina.

É importante lembrar que a campanha vai até o dia 28 de novembro não deixe de levar seu filho ao posto de saúde e protege-lo contra a poliomielite e o sarampo, as unidades de saúde estarão funcionando todos os dias das 8hs até às 17hs.
Foto: Ronny Sales-AI PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.