Pages

domingo, 9 de novembro de 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE - NOTA OFICIAL

Reprodução-Facebook
NOTA OFICIAL

O corpo diretivo e os servidores da Secretaria de Estado da Saúde vem a publico comunicar o falecimento do Dr. Luis Alfredo Neto Guterres Junior, Diretor do Hospital de Referência Estadual em Alta Complexidade, Tarquinio Lopes Filho, hoje transformado em Hospital do Câncer do Maranhao Tarquinio Lopes Filho.

Esse hospital deste a sua instalação em 1811, na antiga Casa de Retiro Espiritual dos Jesuítas, sempre se notabilizou em prestar assistência aos pobres e desassistidos não somente de São Luís, mas de todo Maranhão. Por ali passaram cirurgiões notáveis como Carlos Macieira, Geraldo Melo, Raimundo de Mattos Serrao, Joel Lorine Guimarães, Zilo Pires, Benedito Silva e Arthur Perdigão já falecidos e mais recentemente Osmario Macatrao Costa, Domingos Costa, os irmãos Baldez ( Nonato e Jose de Ribamar) e Dr. Weber Matos, e uma plêiade de Jovens cirurgiões, todos brilhantes, que sob a Direção de Luis Alfredo, jovem medico, abnegado, estudioso e sempre preocupado em atender os mais pobres, realizaram inclusive, mutirões de cirurgia, para atender o maior número possível de pessoas.

Em reunião recente na Secretaria de Saúde, nos dizia com alegria : "encerrei a fila de pacientes oncológicos em espera por uma cirurgia no Hospital do Câncer". Luís era assim, exercia a medicina com amor e devoção, por atributos próprios e também pelo que herdou do seu bisavô Dr. Neto Guterres, "o medico dos pobres".

Luís Alfredo foi incansável no processo de montagem dos novos serviços de saúde implantados na atual gestão, sua experiência como, médico e cirurgião foi fundamental para a implantação dos Hospitais Gerais Regionais no interior do estado, e coordenava com total dedicação a equipe de cirurgiões do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira.

Exerceu com brilhantismo o cargo de secretário de Saúde do Estado e levou adiante durante o tempo que ficou à frente da Secretaria, o Programa Saúde é Vida, desafio que todos nós nos comprometemos a realizar.

Foi um esposo, filho, pai, irmão e amigo amoroso, um companheiro de trabalho competente e dedicado, um profissional respeitado e admirado, por seus pares e pelos milhares de pacientes que atendeu, com o conhecimento e o humanismo que só os grandes médicos puderam oferecer

Obrigado Luis, por tudo que fizestes pelo povo do Maranhão.

É difícil calar a dor da saudade quando a mesma nos faz lembrar de quem nunca conseguimos esquecer....( Soraya Mello).

Ricardo Murad
Secretario de Estado da Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.