Pages

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Programa Saúde é Vida visita Vila 7 e leva atendimento a todos os povoados adjacentes

Por: FABIANO BEN-HUR / PMC - No último sábado dia (01/11) o Programa “Útero é Vida” esteve no povoado Vila 7 de Setembro e atendeu mais de 200 mulheres, o programa nasceu de uma parceria da Secretaria de Agricultura Municipal de Coroatá e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano juntamente com o SENAR, e visa como seu objetivo maior prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo, além de gerar oportunidades de educação.

A ação aconteceu na Escola Municipal da Vila 7 de Setembro, e logo cedo da manhã muitas mulheres já estavam presentes no local fazendo sua inscrição para serem atendidas, entre os atendimentos estavam, palestras de conscientização, massagens e tratamentos de beleza relacionados ao cabelo além, é claro, do exame ginecológico, feito no local por duas enfermeiras especializadas na área.

Sempre depois de assistirem a palestra, as mulheres presentes eram agraciadas com um kit de beleza como presente de participação, uma sacolinha contendo shampoos, sabonete e cremes para o cabelo era distribuído gratuitamente para cada uma delas.

Não só as moradoras da Vila 7 foram atendidas, mas as de todos povoados circunvizinhos também podiam participar, a Secretaria de Agricultura disponibilizou transporte gratuito para buscá-las em seus povoados. Povoados como: Matões dos Jansens, Tatajuba, Nogueira, Centro Novo I e II, Jiquirí, Santa Mônica, Centro dos Pereiras e outros, todos estavam envolvidos na ação.

Segunda a enfermeira Patrycia Oliveira, que faz parte da equipe que avalia as mulheres no exame ginecológico, o exame do colo do útero é essencial, “Esta é uma rotina que tem de ser realizada na vida da mulher de seis em seis meses, e nem todas elas fazem isso, existem mulheres passam anos e anos sem procurarem o médico, então isso vem ocorrendo muito hoje, tanto no Maranhão como no Brasil, o câncer do colo do útero tem aparecido, porque as mulheres estão deixando de se cuidarem e este tipo de rotina faz falta quando se fala em tratamento, então meu conselho a cada uma é que a prevenção se torne rotina”, disse Patrycia Oliveira. Além da enfermeira Patrycia Oliveira, também estava fazendo parte da equipe a enfermeira Regina Moraes de São Luís.

A equipe que está trabalhando no programa é de São Luís e já visitaram outras cidades também além de Coroatá, até a zona rural de São Luís já teve ações desenvolvidas por essa equipe. Em Coroatá esta é a primeira visita, mas segundo a secretaria Maria do Rosário, novas localidades serão assistidas até o final desde ano pela equipe.

A secretária Maria do Rosário explicou porque a primeira localidade escolhida foi a Vila 7 de Setembro, “A preocupação da nossa prefeita é muito grande com a mulher do campo, porque são mulheres muito sofridas e que pela dificuldade de acesso carregam menos informações, então pelo fato da Vila 7 estar rodeada de muitos outros povoados aqui se tornou um lugar excelente para o atendimento de várias localidades ao mesmo, um exemplo é que até agora mais de 200 mulheres já estiveram aqui e foram avaliadas e atendidas pela equipe, o nosso objetivo é atender muito mais, pois a saúde tem que estar em primeiro lugar” disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.