Pages

quinta-feira, 4 de julho de 2013

SES e parceiros discutem Plano de Contingência da Raiva

Foto 4 - SES - reunião do plano de contigência
Encontro de avaliação de propostas para o Plano de Contingência da Raiva no Maranhão
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-americana da Saúde (OPS) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (3) com gestores e secretários municipais de saúde dos 10 municípios prioritários para o combate a raiva humana. O encontro foi realizado na sede da Vigilância em Saúde e teve como objetivo avaliar ações desenvolvidas pelos municípios – propostas no Plano de Contingência da Raiva no Maranhão.
O plano contém ações de educação e saúde e vacinação que deverão ser cumpridas pelos municípios para evitar que novos casos de óbitos venham a ocorrer no Estado, em decorrência da raiva animal. O projeto está sendo executado em 10 municípios prioritários – incluindo a metropolitana (Humberto de Campos, Barreirinha, Cajapió, São Vicente, Viana, São João Batista, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luis).
O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, disse que novos recursos foram pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para que os municípios prioritários possam desenvolver seus projetos. “Também contamos com o apoio do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para darmos todas as condições para que os profissionais possam desenvolver seus trabalhos com vistas a eliminar a raiva humana no Maranhão, causada por cães”, adiantou.  Duas pessoas vieram a óbito em 2013 em decorrência de raiva animal – uma no município de São João de Ribamar e outro em Humberto de Campos.
(Com informações da SES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.