Pages

quarta-feira, 31 de julho de 2013

JOCIMAR AMPLIA A ATUAÇÃO DO NASF ATÉ A ZONA RURAL DE COROATÁ


O Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), através das suas Equipes Saúde da Família (ESF), visitaram recentemente, os Povoados Vila Sete de Setembro e São Benedito. As Equipes Saúde da Família (ESF) são compostas por diversos profissionais das mais diferentes áreas de atuação para em conjunto traçarem uma potente estratégia a fim de ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF, bem como a sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e a ampliação da clínica. 
 

 O NASF tem como 'modus operandi' o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para usuários, mas apoio às equipes de saúde da famílias. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família. 

PREOCUPAÇÃO DO SECRETÁRIO JOCIMAR

 

Através da Secretario Municipal de Saúde (SEMUS), o Secretário Jocimar Pereira Gomes teve o esmero , o zelo, o cuidado e a preocupação de ampliar as ações do Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), integrando a mesma equipe profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

"O NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF", declarou Jocimar. 

A atuação do NASF baseia-se em diversa diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde, tais como: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular, promoção da saúde e humanização.

Para isso, o Secretário Jocimar formou as EFS e contou com a ajuda dos Profissionais da Educação, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros, Médicos Clínicos Gerais. Além de contar com a participação de outros profissionais, para cuidar da saúde das pessoas idosas, tais como; as temidas doenças pré-existentes (hipertensão, diabetes, cardíacas, renais, neurológicas e etc.). Bem como, também as pessoas portadoras de mobilidade física, deficiências visual e mental e de prováveis portadores de Doenças Sexuais Transmissíveis (DSTs). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.