Pages

terça-feira, 30 de julho de 2013

POR QUE O MUNICÍPIO DE COROATÁ TEM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO???


Em recente levantamento sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal 2013 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o município de Coroatá apresenta um 'baixo desenvolvimento humano', o IDHM. Cuja aferição é de 0,576. Onde obteve a seguinte medição: Longevidade-saúde - 0,737; Renda-emprego - 0,545 e Educação - 0,475. 

O IDHM vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de '0', pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de '1', melhor. O índice apontado só considera apenas alguns indicadores específicos, como saúde, emprego e educação. Nesta mensuração não foram considerados outros itens, tais como; habitação, saneamento e esgotamento sanitário, telefonia e etc.

O IDHM pode ser medido de acordo com as seguintes médias que vão de 0,500 a 5,99, considera-se 'baixo desenvolvimento' e 'médio desenvolvimento' a medição alcançada que vai de 0,600 a 6,99.

Pelo visto, ora exposto dentro dos três índices apontados, o município de Coroatá sucumbiu mesmo diante do item educação, onde a média é de 0,475 o IDHM. 

Culpar dos Governos Federal e Estadual, é estabelecer uma grande hipocrisia sobre os fatos levantados e ocorridos durante os oito anos na administração passada, porém, agora, ignorados por alguns estudiosos do assunto. Pois, a 'mea culpa' também é atribuída ao ex-gestor municipal, que não deu muita bola para o azar na educação do povo coroataense.

LUÍS DA AMOVELAR: MEA CULPA

Durante os dois mandatos do ex-prefeito Luís da Amovelar (PT), o município de Coroatá perdeu duas décadas de desenvolvimento e de crescimento socioeconônico. Principalmente, quando, R$ 16 mi foram surrupiados de forma ignóbil e sorrateira dos cofres da educação municipal. Segundo levantamento apontado pelo próprio 'relatoriozinho' da Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com os técnicos e auditores todas as aplicabilidades analisadas desses recursos da educação e da saúde, ficaram comprovados por eles, que nunca houve responsabilidade e probidade administrativa com determinação e com a obrigação de fazer com respeito e propriedade legal no trato com a coisa pública.

O antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério ( FUNDEF), a Emenda Constitucional de nº 14 de setembro de 1996 e a sempre vilã da Saúde foram os dois alvos centrados e prediletos pelo ex-prefeito, com a intenção proposital para a prática do ilícito, do ilegal e do imoral, quando a sua preposta e ordenadora de despesas do município de Coroatá, Profª. Arly Gonçalves Diogo dos Santos foi no mínimo conivente ao emitir e assinar cheques para efetuarem pagamentos para empresas fantasmas e de fachadas. Isso é um fato! É uma realidade, e contra os mesmos não há argumentos convincentes de modo algum perante à Justiça Federal. Sem sobras de dúvidas, teriam que ir para a cadeia juntos e algemados!!! 

COMPOSIÇÃO DO ANTIGO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF, HOJE, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO ATUAL FUNDEB



De acordo com o Censo Escolar referente ao ano de 2005, o município de Coroatá possuía 136 escolas do Ensino Fundamental. Pasmem! Só para relembrar! Na época, o antigo Conselho de Acompanhamento e Controle Social, hoje, Conselho Municipal de Educação, ora composto pelos então conselheiros municipais titulares, conforme, consta no Relatório da CGU, realizado em em 2006, página nº 34, onde aponta os famigerados e parasitas do erário público; professores, pais, alunos e diretores representantes, o então conselheiro e Ex-Secretário de Educação do município, Odair José Soares da Silva e Raimundo Rodrigues Garcez (pais e alunos), autorizaram e aprovaram via conselho, a compra de 127.580 (Cento e Vinte Sete Mil e Quinhentas e Oitenta), vassouras para varrerem tais escolas-barracões de taipas e de palhas, no valor de R$ 633.300,70 (Seiscentos e Trinta e Três Mil Trezentos Reais e Setenta Centavos). Com o aval da ordenadora de despesa, Profª Arly Gonçalves. O primeiro, depois de tudo isso conseguiu emplacar o cargo de Secretário de Educação de Coroatá, porque sabia das vielas de entrada e saída rumo à corrupção e pendurou-se por vários anos no respectivo cargo. E ainda cunhou a enfadonha educação municipal, como sendo uma educação de primeiro mundo. Isto é, uma verdadeira piada de mau gosto!

MORAL DA HISTÓRIA

Cerca de 938 (Novecentos e Trinta e Oito) vassouras para cada escola do Ensino Fundamental. conforme consta na página de nº 42 do relatório da CGU. O que daria em média por dia para cada escola-barracão 25,69 vassouras/dia. Isso implica dizer que, a cada 24 horas teríamos de hora em hora uma faxineira varrendo essas escolas-barracões de taipas e de palhas sem fossas sépticas sanitárias, sem parar! Pode um negócio desse???

Isso é apenas para você relembrar a ponta do 'iceberg' da roubalheira cometida pelos ditos arautos da ética e do falso moralismo que compuseram o Conselho Municipal de Educação, na gestão passada, que agora tentam apontar os dedos em riste para pechar, caluniar e difamar o IDHM levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a serviço do PNUD.  

Enfim, aqui não contabilizamos ainda outros tantos desmandos, tais como; 3.360 frascos de óleo de peroba (haja cara de pau para lustrar); 4.600 cestos de lixo; 11.350 frascos de amaciante; 74.400 rolos de papel higiênico (haja cu); 175.000 flanelas; 850 tesouras e outras 'cositas más'!!! 

Enquanto isso, ficam os então professores balaios-bacuraus desmamados nas redes sociais a falarem asneiras e patacoadas sobre o IDHM de Coroatá e do Estado do Maranhão. No entanto, deveriam fazer uma avaliação para saber a causa, origem e consequência para o baixo desenvolvimento humano de Coroatá!!! Nenhum de vocês, nem os vereadores de oposição têm moral para apontar o dedo em riste a fim de cobrarem ética, moral e nada pelo que está sendo feito na atual administração municipal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.