Pages

sábado, 25 de abril de 2009

Definida ações de auxílio a desabrigados


Roseana Sarney reúne-se com equipe e toma medidas emergenciais de ajuda aos atingidos pelas chuvas no estado

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, reuniu-se, ontem, no Palácio Henrique de La Rocque, com técnicos da Defesa Civil Nacional, que desde a última quinta-feira encontram-se, na capital maranhense, ajudando a Defesa Civil do Estado na avaliação dos danos causados pela enchente no estado. Acompanhada do vice-governador, João Alberto, e secretários de governo, ela discutiu e definiu estratégias emergenciais para auxiliar as mais de 33 mil pessoas atingidas pelo aumento do nível dos rios devido às chuvas. Até ontem, 12.445 pessoas encontravam-se desabrigadas ou desalojadas.
Segundo a governadora Roseana Sarney, a primeira medida a ser tomada em caráter de urgência será a avaliação da Barragem de Flores (localizada a 10 km do município de Joselândia). Sem manutenção há cerca de 6 anos, a barragem está “sangrando” (transbordamento das águas por cima das paredes que resguardam a água do rio) com a alta do rio Mearim. “Conseguimos que o melhor técnico em barragens venha verificar a situação dela, que estava abandonada há anos . Ele chegará hoje (ontem)”, informou a governadora. A secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, também desembarcou ontem em São Luís.
Após a reunião, Roseana Sarney confirmou a possibilidade de decretação de situação de emergência no estado. “Estamos aguardando os atos das prefeituras decretando a situação de emergência, informando qual a situação de calamidade, quantas pessoas foram atingidas e o que foi afetado. Vamos analisá-los e, depois, saber se o estado decretará ou não situação de emergência”, ponderou, lembrando o envio de material para as cidades em situação de emergência. “Já enviamos colchões, filtros, medicamentos e médicos para essas cidades. Agora, estamos viabilizando as cestas básicas. Mas essas são medidas emergenciais. As estruturais serão tomadas depois”, adiantou.
Estiveram presentes à reunião os secretários de Segurança, Raimundo Cutrim; de Saúde, Ricardo Murad; de Educação, César Pires; de Administração, Luciano Moreira; do Gabinete Militar, major José Ribamar Vieira; de Desenvolvimento Social, Costa Ferreira, além do secretário executivo da Defesa Civil, coronel Robério dos Santos, e representantes do Exército.

SITUAÇÃO
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Robério dos Santos, já são quatro cidades oficialmente em situação de emergência. São elas Trizidela do Vale, Pedreiras, Marajá do Sena e Tufilândia. Também foram afetados pelo desastre natural Alto Alegre, Arame, Bacabal, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Caxias, Codó, Lago da Pedra, Palmeirândia, Presidente Juscelino, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Duque Barcelar, São Luís, São Luiz Gonzaga e Pindaré-Mirim.
“Já está sendo providenciada a decretação de situação de emergência em outros municípios. Estamos conferindo a documentação para isso”, afirmou o coronel Robério. Ele disse que durante todo o fim de semana técnicos da Defesa Civil Estadual estarão com os técnicos da nacional visitando os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras,
Peritoró e Bacabal. “A visita é apenas para fazer uma avaliação ainda mais aprofundada, o que não é determinante para decretar situação de emergência do Maranhão”, observou, mas assinalou a possibilidade de pedido de decretação de estado de calamidade. “Pode acontecer isso se houver maiores complicações decorrentes das chuvas”, frisou.
O coronel Robério dos Santos comunicou que cerca de 100 homens estão trabalhando nos municípios afetados pelas chuvas. “Estamos fazendo a retirada das famílias e vendo como se encontra a situação das residências. No caso daqueles que não querem deixar suas casas, vamos solicitar intervenção do Ministério Público para retirada dessas pessoas”, ressaltou.

Do Jornal “O Estado do Maranhão” de 25/04/2009 – pg06

Um comentário:

  1. Namor o principe submarino25 de abril de 2009 às 17:05

    Coroatá em estado de calamidade publica ? era tudo que o grupo da movelar queria,mas infelizmente Jackson "Cassado" Lago não é mais o governador.Vcs já imaginaram quanto dinheiro viria para "socorrer as vitimas das enchentes" ? certamente teriamos mais alguns carros na garagem dos abutres de verbas publicas.A verdadeira ajuda virá,só que não mais passará pelo "Lavajato Turbinado de Verbas Públicas" ou através do "Maior Laranjal existente no Maranhão".A ajuda chegará finalmente ás mãos de quem realmente precisa.Chora PDT e balaios cretinos.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.