Pages

terça-feira, 28 de abril de 2015

"Nota de Esclarecimento" divulgada pela SES sobre as mortes ocorridas no Macrorregional de Coroatá é pífia e patética!!!

Por IDALGO LACERDA  - Em Nota de Esclarecimento expedida e divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado do Maranhão (SES), sobre as mortes ocorridas de forma trágica e inexplicável à população maranhense nas dependências das UTIs Adulto e Neonatal do Hospital Macrorregional de Coroatá é totalmente controversa e distorce a realidade dos fatos que foram noticiados por toda a grande imprensa estadual.

A "Nota de Esclarecimento" é do tipo - plantar chifres na cabeça de cavalos para ver se cola! É a única definição que podemos dar a referida "Nota de Esclarecimento". Isto é, se é assim que podemos chamá-la de "Nota de Esclarecimento!"

O conteúdo da "Nota de Esclarecimento" é um verdadeiro acinte, deboche e à total falta de respeito ao que se diz ao respeito e a dor alheia em relação aos sentimentos dos parentes das vítimas e aos seus entes falecidos. E, principalmente, quando, vários testemunhais e depoimentos dos familiares das próprias vítimas chocaram a opinião pública, relatando o que realmente ocorrera na fatídica e macabro início de noite do sábado, dia 18 de abril para o início das primeiras horas do dia de domingo, 19.

Ainda por cima de tudo isso, a "Nota de Esclarecimento", atesta que tudo não passa de factoides inventados e criados pelo então Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ricardo Murad.

Ora bolas, é como se um estranho ao ninho dissesse para você que nem sequer conhece você, que o seu filho não é o seu filho! E, logo você que viu o seu filho nascer e crescer desde o momento em que ele veio ao mundo!

Omitir, esconder e negligenciar a realidade dos fatos é a forma com a qual o Governador do Estado, Flávio Dino tenta passar as mãos sobre as cabeças dos verdadeiros culpados, ora indicados por seus correligionários políticos e nomeados concomitantemente por ele para ocuparem postos e cargos de alta relevância no staff estadual como forma de gratificar e recompensar pelos votos recebidos para sua eleição!!!

No entanto, sem nenhuma capacitação mínima devida e adequada, ou sequer a menor experiência comprovada para estarem à frente dos principais órgãos estaduais de saúde do Estado do Maranhão.

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino é tão conivente e corresponsável  pelos fatos ocorridos recentemente no Hospital Macrorregional de Coroatá quanto os seus atuais asseclas que são despreparados e incompetentes e o que ainda piores os torna: Não sabem exercer a liturgia do cargo e, nem tampouco, a instância máxima do poder para qual fora eleito através do sufrágio do voto popular na última eleição de 05 de outubro de 2014, sempre com o reforço da tônica da "MUDANÇA" .

Toda vez que era utilizada em seu discurso, induzia o povo a cometer esse gravíssimo erro ao empregar sempre essa palavra que ficou na consciência coletiva do povo maranhense, ora cunhada e conhecida no vocabulário de todos como "MUDANÇA!". Ou seja, mudou-se para pior!!!

Mal são completados 120 dias de seu governo, mas o perfil e a cara da sua administração já é um verdadeiro fracasso administrativo diante do povo do Maranhão e para o resto do Brasil. Isto é, uma verdadeira e grande decepção é visível e notória, estampada no rosto de cada maranhense que acreditou numa promessa denominada de "MUDANÇA" e, que até agora, nada versus nada mudou! Pode ter mudado sim, mas para pior do que estava. Se é que estava como na época da política quando venderam a imagem do Maranhão como terra arrasada, empregando a filosofia "do quanto por, melhor!".

Quem prometeu mudar tudo o que dantes estava errado fora o então candidato ao Governo do Estado, Flávio Dino, hoje é o Governador!

Leia agora a pífia e patética "Nota de Esclarecimento" da SES!!!

1- São absolutamente inverídicas as informações, posto que não ocorreu nenhum problema no fornecimento de oxigênio para a UTI do Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão, no dia 18 de abril (sábado);
2- Na noite de sexta-feira, 17, estavam internadas 13 pessoas na UTI Pediátrica e 12 na UTI Adulto do Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão;
3- No sábado (18), foram registrados quatro óbitos conforme relatório médico, sendo um recém-nascido internado desde o nascimento (no dia 15 deste mês) com prematuridade extrema (abaixo de 25 semanas), septicemia (infecção generalizada) e hemorragia pulmonar; uma criança com seis meses de idade internada desde o nascimento (outubro de 2014), prematura, com quadro de desnutrição e tinha displasia bronco-pulmonar; um adolescente de 12 anos, Rogério Vieira da Silva, natural de Grajaú – que chegou ao Hospital no dia 15 deste mês com um tumor cerebral em estado terminal, em coma e intubado; e uma senhora de 77 anos, Rosa Alves de Sousa, natural de Capinzal do Norte, que sofreu aneurisma cerebral e hemorragia cerebral – cuja morte encefálica foi constatada desde o dia 15.
4- O Governo do Estado repudia a utilização de informações sabidamente inconsistentes a pretexto de atacar a gestão, que tem a reestruturação do sistema de saúde pública do Estado como uma de suas prioridades.
São Luís, 26 de abril de 2015.
Secretaria de Estado da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.