Pages

terça-feira, 17 de março de 2015

Saúde no Estado do Maranhão em sinal vermelho sob a égide da negligência, omissão, descaso e irresponsabilidade!!!

Por IDALGO LACERDA - Nos últimos quarenta dias do Governo Flávio Dino (PCdoB) muitas ações descabidas que não deveriam ter sido tomadas, foram disparadas pelos seus prepostos, assessores, colaboradores e apoiadores políticos em todo o Estado do Maranhão.

O que mais nos surpreende e nos chama bastante a atenção é sobre a substituição de pessoas que vinham trabalhando na rede de saúde do Programa Saúde é Vida por pessoas desqualificadas sob o lema de que tem que demitir-se todos ainda trabalham na rede de saúde porque votaram contra o Chefão Comunista! Pelo menos aqui no município de Coroatá é desse jeito, dessa forma!!!

E, principalmente, no afã de determinada metodologia política voltada para a perseguição e à retaliação contra aqueles que supostamente acham e pensam que votaram contra a sua candidatura no último pleito de 05 de outubro de 2014.

É notório e muito visível a presença de pessoas que já vêm trabalhando nos hospitais, Upas, laboratórios e clínicas e em todo o Estado do Maranhão sem ao menos terem apresentados sequer os seus documentos pessoais para serem contratados pelas prováveis novas empresas terceirizadas, ora firmadas acordos e contratos de prestação de serviço com o atual Governo do Estado.

Estratégia que poderá surtir resultado negativo

A estratégia adotada pelo Governo Comunista é a de colar um funcionário inexperiente em um funcionário antigo e experiente para depois substitui-lo. Isto é, o funcionário terceirizado repassa todas as informações sobre o trabalho exercido por ele que já conhece há bastante tempo, na promessa de que terá aquele emprego garantido. Mentira!!!

A proposta é sempre a mesma para todos! Ou seja, que o funcionário terceirizado ensine ao empregado novato as artimanhas do ofício na promessa de que também permanecerá no emprego. Ledo, salvo engano! Esse mesmo empregado que ensinou logo será também demitido do emprego num curto espaço de tempo! É só aguardar para saber!!!

E, portanto, estes funcionários ainda acreditam na vã promessa de que serão mantidos em seus empregos!

Pois, bem! Em meio a estes funcionários neófitos e aprendizes de qualquer profissão, ou porque não dizer, marinheiros de primeira viagem, pois neles´é que residem, moram o perigo de vir acontecer uma série de mortes dentro da rede de saúde do Estado!

Senão, vejamos os fatos:

Por exemplo, um motorista profissional que trabalha dirigindo uma ambulância há pelo menos com 20 anos de experiência, para trabalhar nesse setor tem que fazer um curso de direção defensiva e perigosa, porque esse motorista faz parte do quadro de salvamento e de socorristas durante os primeiros-socorros, no caso em que ocorrer um acidente. Por isso é que há o treinamento de motoristas!!!

Na contramão da história

Agora pasmem! Um motorista que tirou recentemente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou melhor, dizendo, por estes últimos dias e que ainda está em estágio probatório já encontra-se dirigindo uma ambulância do Macro ou da UPA, ora circulando por todo o município de Coroatá e região! Pode um negócio desses???

Outro mau exemplo que erve de alerta! Os Técnicos de Enfermagem descredenciados e desabilitados sem sequer terem requeridos o COREN já entram, saem e administram a medicação prescrita pelos médicos junto aos pacientes em estado de observação clínica! Sem a menor cerimônia, sem a mínima condição esses aprendizes manuseiam, manipulam  prescrições medicamentosas!  Ou melhor, quem sabe, talvez não tiveram a chance sequer de conhecer uma simples seringa descartável na escola de enfermagem por onde passaram e estudaram!

Ao certo não sabem distinguir uma alimentação parenteral de uma medicação endovenosa! No entanto, já entram e saem também livremente nas UTIs sem estarem devidamente treinados e uniformizados pela empresa terceirizada responsável que apenas está obedecendo às ordens daqueles que são os prepostos e mandachuvas representantes do Governo Comunista em cada município maranhense que há um hospital, uma Upa, uma clínica ou um laboratório do então Programa Saúde é Vida!!!

De quem é a responsabilidade???

Aqui vai o nosso alerta, um grito de advertência para a população de Coroatá e região! Se vier acontecer fatos desagradáveis durante está malfadada 'mudança' de governo. No caso em que ocorrerem mortes, óbitos de alguns pacientes que por ventura internaram-se nesse período. A responsabilidade é única e exclusiva daqueles que estão à frente destas substituições indevidas, ora autorizando e entregando a responsabilidade para quem não está capacitado, habilitado e treinado para lidar com vidas humanas dentro da rede de saúde do Programa Saúde é Vida, no atual Governo Comunista instalado no Estado do Maranhão!, desde de 01 de janeiro de 2015!!!!

Afinal de contas, cadê o Ministério Púbico Estadual (MPE) que faz vista grossa, cujo único responsável por essa negligência, esse descaso humano somente recai sobre a pessoa do Governador Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.