Foto: Ronny Sales/AI-PMC |
Para a Prefeita Teresa Murad, a parceria entre a secretaria Municipal de Agricultura, que tem no comando a agricultora, Maria do Rosário Alves, está alcançando altos índices de satisfação junto aos agricultores familiares locais devido a atual secretária conhecer aprofundadamente os problemas que afligem a classe dos agricultores.
Na oportunidade o gerente do BNB, José Delfim expôs à Prefeita Teresa Murad a necessidade da renegociação de dívidas existentes com alguns agricultores familiares de Coroatá, para que possam desfrutar de outras linhas de crédito disponibilizadas pela própria carteira do banco a esses agricultores. Inclusive, novos valores estão destinados para o Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) e, principalmente, para quem quiser investir na piscicultura (criação de alevinos de peixe), que vem ultimamente crescendo em nosso município.
O gerente José Delfim deixou de certa forma bem aclarada que os recursos reivindicados pelos agricultores devem ser aplicados para aquilo que solicitaram junto a Carteira da Agricultura e dos Miniprodutores do banco. Não devem, portanto ser aplicados em outras atividades para não caracterizar desvio de finalidade, uma vez que, ficando comprovado tal ato. Dificulta a renegociação de dividas e até a liberação de novos empréstimos, embora havendo liquidez das parcelas.
Uma das expressões do sucesso da agricultura Familiar no município de Coroatá é a Feira da Agricultura Familiar que vem sendo realizados a cada 15 dias, desde que a Prefeita Teresa Murad assumiu a administração municipal. A Prefeitura de Coroatá dar toda a logística para os agricultores familiares, tais como; transporte, apoio financeiro e tudo o que for preciso para a realização das feiras. Para ter a ideia, a feira começou com 20 agricultores e, hoje possui 60 agricultores com a previsibilidade de aumentar-se esse número.
Para a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Coroatá (SINTRAF), Marisvalda Ferreira Sales, a satisfação dos agricultores é tamanha que chega a empolgar até os agricultores vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTs) locais, que vêm tentando conseguir vagas na referida feira para exporem os seus produtos, a fim de aumentarem a sua renda familiar.
Foto: Ronny Sales/AI-PMC |
A Chefa da Carteira da Agricultura Familiar e dos Miniprodutores, Adriana França, o BNB está de portas abertas para atender e tirar todas as dúvidas dos agricultores familiares de Coroatá, quando de ele necessitaram na cidade de Codó. “Para a Chefa da Carteira, o banco tem interesse em manter essa parceria e os agricultores podem procurar os seus representantes na própria cidade de Coroatá”.
A Prefeita Teresa Murad agradeceu a visita dos representantes do BNB e ficou bastante satisfeita com a reunião. Pois, tudo o que for feito para beneficiar os agricultores será feito pela classe dos agricultores. Teresa Murad contrarrazou sobre a retirada de vários benefícios, empréstimos dos agricultores familiares ocorridos no passado. No entanto, agora “com a promoção de novas linhas de crédito para cada área deve ser benfeita para que tenhamos uma agricultura forte”.
Foto: Ronny Sales/AI-PMC |
Durante a reunião estiveram presentes, o Gestor Regional da AGERP/Cocais, Márcio Antônio Alves Santos e Francivaldo da Silva, Técnico agropecuário da secretaria Municipal de Agricultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário