Pages

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

BNB busca estreitar parceria e facilitar novas linhas de crédito para Agricultura Familiar de Coroatá

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
Por IDALGO LACERDA – Por volta das 11:00 hs, desta manhã de quarta-feira (13), o gerente do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), localizado na vizinha cidade de Codó, José Delfim acompanhado da Chefa de Carteira da Agricultura Familiar e dos Miniprodutores, Adriana França estiveram visitando o gabinete da Prefeita Teresa Murad (PMDB), para estreitar parceria e facilitar novas linhas de crédito para a Agricultura Familiar de Coroatá.

Para a Prefeita Teresa Murad, a parceria entre a secretaria Municipal de Agricultura, que tem no comando a agricultora, Maria do Rosário Alves, está alcançando altos índices de satisfação junto aos agricultores familiares locais devido a atual secretária conhecer aprofundadamente os problemas que afligem a classe dos agricultores.

Na oportunidade o gerente do BNB, José Delfim expôs à Prefeita Teresa Murad a necessidade da renegociação de dívidas existentes com alguns agricultores familiares de Coroatá, para que possam desfrutar de outras linhas de crédito disponibilizadas pela própria carteira do banco a esses agricultores. Inclusive, novos valores estão destinados para o Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) e, principalmente, para quem quiser investir na piscicultura (criação de alevinos de peixe), que vem ultimamente crescendo em nosso município.

O gerente José Delfim deixou de certa forma bem aclarada que os recursos reivindicados pelos agricultores devem ser aplicados para aquilo que solicitaram junto a Carteira da Agricultura e dos Miniprodutores do banco. Não devem, portanto ser aplicados em outras atividades para não caracterizar desvio de finalidade, uma vez que, ficando comprovado tal ato. Dificulta a renegociação de dividas e até a liberação de novos empréstimos, embora havendo liquidez das parcelas.

Uma das expressões do sucesso da agricultura Familiar no município de Coroatá é a Feira da Agricultura Familiar que vem sendo realizados a cada 15 dias, desde que a Prefeita Teresa Murad assumiu a administração municipal. A Prefeitura de Coroatá dar toda a logística para os agricultores familiares, tais como; transporte, apoio financeiro e tudo o que for preciso para a realização das feiras. Para ter a ideia, a feira começou com 20 agricultores e, hoje possui 60 agricultores com a previsibilidade de aumentar-se esse número.

Para a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Coroatá (SINTRAF), Marisvalda Ferreira Sales, a satisfação dos agricultores é tamanha que chega a empolgar até os agricultores vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTs) locais, que vêm tentando conseguir vagas na referida feira para exporem os seus produtos, a fim de aumentarem a sua renda familiar.

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
José Delfim acrescentou que “a visita ao gabinete da Prefeita Teresa Murad tem como objetivo principal estreitar o relacionamento, buscar a presença do BNB, aqui no município de Coroatá, atendendo melhor o produtor rural com mais linhas de crédito, com mais oportunidade de crédito e de regularização de dívidas. O banco trabalha com uma carteira muito grande no município de Coroatá. Além disso, trabalha também com a carteira de crédito empresarial. De um modo geral, quer aproximar o BNB para ficar mais próximo de Coroatá. Ou seja, reiterar essa parceria, é muito importante hoje para o banco”.

A Chefa da Carteira da Agricultura Familiar e dos Miniprodutores, Adriana França, o BNB está de portas abertas para atender e tirar todas as dúvidas dos agricultores familiares de Coroatá, quando de ele necessitaram na cidade de Codó. “Para a Chefa da Carteira, o banco tem interesse em manter essa parceria e os agricultores podem procurar os seus representantes na própria cidade de Coroatá”.

A Prefeita Teresa Murad agradeceu a visita dos representantes do BNB e ficou bastante satisfeita com a reunião. Pois, tudo o que for feito para beneficiar os agricultores será feito pela classe dos agricultores. Teresa Murad contrarrazou sobre a retirada de vários benefícios, empréstimos dos agricultores familiares ocorridos no passado. No entanto, agora “com a promoção de novas linhas de crédito para cada área deve ser benfeita para que tenhamos uma agricultura forte”.

Foto: Ronny Sales/AI-PMC
Adiantou a prefeita que, “a partir de agora todos esses projetos vão ser mais bem orientados e com muita responsabilidade”. “Nosso trabalho é feito com muita seriedade e responsabilidade para promovermos a melhora da qualidade de vida desses agricultores familiares de Coroatá”, declarou Teresa Murad.

Durante a reunião estiveram presentes, o Gestor Regional da AGERP/Cocais, Márcio Antônio Alves Santos e Francivaldo da Silva, Técnico agropecuário da secretaria Municipal de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.