Pages

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dilma diz que tomará medidas para proteger país contra espionagem




13249102 

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (9), que “o governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos” do governo norte-americano sobre as recentes denúncias de espionagem contra a Petrobras.

Reportagem da TV Globo deste domingo revelou que não só a presidente, mas a empresa, maior petrolífera do país, teve suas comunicações interceptadas pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos).

ESPIONAGEM À PETROBRAS

De acordo com documentos secretos obtidos pelo jornalista americano Glenn Greenwald com o ex-técnico da NSA Edward Snowden, um treinamento interno para funcionários da agência sobre como espionar “redes privadas de computadores” citou a Petrobras como um dos “muitos alvos” que “usam redes privadas”. Outros alvos citados foram a diplomacia francesa e o Google.

“O governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações eventualmente praticadas, bem como em exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidade de espionagem ofensiva aos direitos humanos, a nossa soberania e aos nossos interesses econômicos”, diz a nota, assinada pela presidente.

“Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro”, diz Dilma.

“Tais tentativas de violação e espionagem de dados e informações são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos, sendo manifestamente ilegítimas. De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas”, completou.

Com informações da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.