Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Avaliação do governo Dilma cresce 6,8 pontos percentuais, indica pesquisa


IMG_9400-dilma1 

A avaliação do governo Dilma Rousseff cresceu 6,8 pontos percentuais entre julho e setembro, de acordo com o levantamento CNT/MDA Pesquisa, divulgado na manhã desta terça-feira (10/9). A petista também cresceu nas intenções de voto. Em julho, ela tinha 33,4% dos votos à reeleição para a Presidência da República. Em setembro, esse percentual chegou a 36,4%.

Na mesma intenção de voto estimulada, a ex-senadora Marina Silva (Rede) obteve 22,4% dos votos, crescendo 1,7 ponto percentual em relação ao último levantamento. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é a opção de 15,2%, mesmo percentual declarado em julho. Já o governador De Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), caiu de 74% para 5,2%.

Para o presidente da CNT, senador Clésio Adrade (PMDB-MG), a recuperação da presidente na intenção de voto e na avaliação do governo se deve ao controle da inflação e otimismo da população em relação ao programa Mais Médicos e ao crescimento de renda. A pesquisa avaliou também o sentimento da população em relação ao Mais médicos. Houve um crescimento expressivo da aprovação do programa. Em setembro, 73,9% dos entrevistados são a favor da contratação de médicos estrangeiros. Em julho, 49,7% das pessoas haviam se declarado favoráveis ao programa.

A aprovação pessoal da presidente também cresceu. Ela era aprovada por 49,3% dos eleitores em julho. No levantamento divulgado nesta manhã, 58% dos entrevistados disseram aprovar seu desempenho à frente da Presidência. Os índices, no entanto, mostram grande rejeição. Em setembro, 40,5% das pessoas ouvidas disseram que não aprovam a petista. Em julho, eram 47,3%.

Embora lidere as intenções de voto, a presidente Dilma é também a candidata com maior percentual de eleitores que declararam não votar nela “de jeito nenhum”. Foram 41,6% dos entrevistados que deram essa resposta em relação à petista. Já em Aécio, 36,8% dos eleitores disseram não ter chances de votar. Marina recebeu o “jamais” de 30,8% das pessoas ouvidas. E Campos foi rejeitado por 33,5% dos eleitores.

O governo Dilma Rousseff foi bem avaliado por 38,1% dos entrevistados, contra 31,3% em julho – uma recuperação em relação ao período dos protestos mais intensos nas ruas. A pesquisa foi feita entre 31 de agosto e 4 de setembro. Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 135 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.