Pages

sexta-feira, 6 de maio de 2011

UPA DE COROATÁ NA RETA DE CHEGADA

Somente hoje pela manhã, quinta-feira (05) de maio, tive a oportunidade de conhecer por dentro e pro fora toda a instalação da Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá (UPA). Quando no momento da minha visita, presenciei três caminhões baús da Secretaria do Estado da Saúde (SES) descarregar todos os equipamentos que irão equipar e instalados dentro de poucos dias. Todos serão testados e entregues em definitivo à população de Coroatá e região. Ou seja, cerca de 186.691 habitantes de Coroatá, Capinzal do Norte, Lima Campos, Peritoró e Timbiras  usufruirão dos serviços prestados pela UPA local.

Lá estiveram presentes durante a entrega de todos os materiais logísticos, o Gestor Regional de Saúde dos Cocais, JOCIMAR PEREIRA GOMES, o assessor MÁRCIO ANTÔNIO SANTOS ALVES e da futura diretora daquele estabelecimento de saúde, INÁCIA DE JESUS RODRIGUES PEREIRA, que é coroataense e reside no próprio município. É casada com o empresário do setor de alimentos, JOAQUIM SANTOS MENEZES e mãe do garoto LUCAS PEREIRA MENEZES. A futura diretora é graduada em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E que hoje, encontra-se em fase de conclusão no curso de pós-graduação de Gestão Pública em Saúde, na referida universidade.

TREINAMENTO
Segundo a futura diretora, INÁCIA DE JESUS RODRIGUES PEREIRA, atualmente passa por um treinamento rigoroso na Unidade de Pronto Atendimento do Itaqui-Bacanga, que terá cerca de 30 a 45 dias o treinamento. Assim como, todos os demais funcionários que irão integrar o quadro de pessoal da UPA de Coroatá.



ATENDIMENTO
O conceito e avaliação feita pelo pacientes que já foram atendidos pelas UPAs, ora inauguradas na Capital do Estado, os mesmos definem como sendo o de melhor qualidade e referência no qual as UPAs, atualmente se propõem, obedecendo ao princípio universal determinado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No caso, estabelecendo o princípio da excelência e da eficiência para erradicar de vez, o famigerado princípio da mediocridade. Por isso é que o treinamento se torna rigoroso. Inclusive, muitas pessoas aquinhoadas estão preferindo irem primeiro às UPAs, antes de se dirigirem para qualquer hospital particular, na Capital do Estado.
TRIAGEM
A triagem é um fator primordial para que o atendimento aconteça de forma rápida e eficiente, viabilizando assim, a qualidade e a excelência pelo atendimento e serviços médicos prestados pelas UPAs, garantindo o estado de saúde do paciente e as suas garantias de vida.
 Como exemplo, podemos simular um atendimento na UPA: o paciente ao chegar a UPA, ele passa por uma triagem e avaliação sobre o seu estado clínico.  Digamos; num caso de extrema emergência e urgência, a pressão arterial desse paciente é medida e seu quadro clínico avaliado e lançado nos terminais de informática da UPA.  A Equipe médica de plantão já fica sabendo do quadro clínico do paciente. Se precisar dos primeiros-socorros, tais como; suturas e uma vez mobilizada a parte afetada são rapidamente realizadas. Daí então, esse paciente será imediatamente removido para os principais hospitais de média e alta complexidade próximos da região.

AMBULÂNCIA 24 HORAS
A Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá, contará com uma ambulância dotada de UTI e motoristas de plantão 24 horas. Além disso, haverá a parceria com as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do telefone 192, para realizar o deslocamento das pessoas acidentadas ou enfermas até a Unidade de Pronto Atendimento local.
PRIORIDADE
As Unidades de Pronto Atendimento das cidades de Coroatá, Imperatriz e a do Parque Vitória, localizada em São Luís, são unidades priorizadas pelo Governo do Estado, para serem inauguradas até julho de 2011. Hoje, a inauguração da UPA de Coroatá é apenas uma questão de dias, simplesmente precisa de tempo para a montagem de todos os aparelhos que já se encontram no interior da referida UPA local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.