Pages

domingo, 1 de maio de 2011

Bem-vindo, 1º de maio!

Especificamente, comentando o Dia 1º de Maio voltado para o nosso município, a história do Primeiro de Maio mostra, portanto, para os trabalhadores coroataenses que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mas também pela falta de respeito, de dignidade e de direito negado ao cidadão trabalhador de todas as categorias e profissões. Principalmente, aos servidores públicos municipais, cujos direitos adquiridos constitucionalmente são ultrajados e usurpados pela atual administração municipal.
Perseu Abramo diz que o trabalhador é quem produz a riqueza da sociedade. É uma verdade máxima, no entanto, o trabalhador daqui sempre estar no prejuízo total.  Tanto na iniciativa pública, quanto na privada, literalmente!
Desde 1889, que foi criado o Dia Mundial do Trabalho, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Dezenas de centenas de milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias. Naquele dia houve discursos, passeatas, piquetes e bastante movimentação na cidade. Contudo, aconteceram várias prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre operários e a polícia.

Coroatá e o dia primeiro de maio
O trabalhador não tem o que comemorar! Se tiver são mais perdas do que ganhos! Quero aqui aproveitar o momento e congratular-me com todos os trabalhadores coroataenses, especialmente àqueles que tiveram de deixar pela força e pela violência as suas famílias, seus lares para ganharem o sustento, o pão nosso de cada dia delas em outras frentes de trabalho além-fronteiras, ou seja, fora do município de Coroatá. Àqueles que alimentaram sonhos e que perderam a esperança ao acreditarem na promessa dos 11 mil empregos em 2004, no discurso de campanha do então candidato e reeleito prefeito LUÍS DA AMOVELAR (PT), e hoje estão nos canaviais, no corte de cana nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.  Heroicamente passam de 4 a 6 meses enfrentando um trabalho árduo de sol a sol.  Que muitas das vezes são enganados, lesados sem ter nenhum direito trabalhista respeitado que é a carteira assinada ou quando não, o valor que foi acertado verbalmente  é outro valor!
É por isso que o Prefeito LUÍS DA AMOVELAR (PT), cinicamente e ironicamente afiliado ao Partido dos Trabalhadores (PT), não ousa, não tem coragem de se pronunciar durante estes quase 7 anos de seu governo e nunca comemorou, sequer um Dia 1º de Maio, em Coroatá.  
Isto é vergonhoso para ele e sua corriola! De forma constrangedora e à base do açoite, não permite que nenhum servidor do município se manifeste no Dia Primeiro de Maio, porque se não é demitido, é posto para fora da Prefeitura de Coroatá.
Eu dedico aos trabalhadores rurais, comerciários, arrumadores, carroceiros, domésticas, profissionais liberais e autônomos, servidores estaduais e municipais de todas as categorias: vocês são os verdadeiros mártires neste Primeiro de Maio!
Estou esquecendo por um momento os principais organismos internacionais e nacionais, tais como; a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com sede em Genebra/Suíça, que é uma agência multilateral liga à Organização das Nações Unidas (ONU) especializada nas questões do trabalho; ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é um órgão do governo do Brasil, e que abrange a política e diretrizes para a geração de emprego e renda. 
No Brasil, a relação patrão e empregado só veio ser reconhecida, à época do então Presidente da República, Getúlio Vargas, com o advento da Constituição Federal de 1934, quando foi criada a Consolidação das Leis Trabalhista (CLT). De lá para cá novas leis foram ampliadas e criadas para amparar o direito do trabalhador brasileiro.
Enfim, a Constituição Federal de 1988, o trabalhador brasileiro conquistou direitos e garantias sociais significativas e asseguradas, a partir do Governo LULA de 2003 para cá!
Um feliz Dia Primeiro de Maio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.