Pages

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A poesia e o ufanismo de Jocimar dedicado a Coroatá

Louvar, cantar e escrever sobre as belezas da sua terra e da sua gente! Não é para toda pessoa que se propõe a louvar, cantar e escrever sob forma de poesia, letra e música com bastante harmonia e encanto. Esse é um dom que DEUS lhe deu e, jamais alguém irá tirar-lhe.
Minhas amigas e amigos, estou falando do poeta e escritor genuinamente coroataense. Eu falo é do poeta JOCIMAR! Que tem uma longa e bonita história pra contar e um caso de amor interminável para com seu povo. O povo de Coroatá! Durante a sua vida de poeta e artística teve várias participações em diversos festivais e compôs muitas toadas para o folclore da Nossa Terra. A mais conhecida de todas elas, é a tradicionalíssima toada "Minha terra" gravada pelo Bumba Boi de Coroatá, no sotaque de orquestra. Uma composição que nos enche de orgulho, alegria e amor que é retratado pelo poeta JOCIMAR à sua Terra Natal.
Pra você provar um pouquinho do seu talento, eis a estrofe da poesia "Minha Terra" que homenageia a cidade de Coroatá.
"Ó Minha terra/de tradição e alegria/Neste lindo dia vou te homenagear/Nesta toada/Eu te canto, ó minha amada!/Minha querida e encantada/Minha terra, Coroatá!".
A letra e música dessa toada casam perfeitamente bem! Quando ouço essa toada fico muito emocionado e arrepiado. Fico até sem palavras para expressar-me e dos meus olhos marejam lágrimas. É uma forte e incontrolável emoção! Por que é uma maneira fácil, simples e sincera pra falar de amor e tocar com simplicidade e profundidade no coração do nosso povo. Um gesto de humildade misturado à grandeza, nobreza e altivez, que só o poeta JOCIMAR, o filho ilustre desta terra sabe demonstrar com muito talento o seu intenso e verdadeiro amor em seus singelos versos e nas sonoras rimas por Coroatá.
Para finalizar... "A nossa terra/De tradição e alegria/Neste lindo dia/Vou te homenagear/Ah, como te amo/Minha terra, Coroatá!".

Visite o Blog do Jocimar Pereira para ver esta e outras poesias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.