Pages

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Secretaria de Saúde começa a equipar UPAs

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o processo de envio e instalação dos equipamentos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) construídas nos municípios de São Luís, Coroatá, Imperatriz, São João dos Patos, São José de Ribamar, Codó e Timon. Depois de concluída essa etapa, a inauguração das unidades dependerá apenas da redefinição da contrapartida do Ministério da Saúde, que já está em estudo.
O primeiro lote de equipamentos foi enviado na quinta-feira (5) para a UPA de Coroatá. O segundo lote foi recebido ontem na Unidade de Pronto Atendimento de Imperatriz. São aparelhos de raio-x, aspirador cirúrgico portátil, desfibrilador/cardiovesor, eletrocardiógrafo, monitor multiparamétrico, respirador, armários, biombo duplo, cadeiras giratórias, fixas e plásticas, carros curativos, carros de emergência, escadas, estantes, hamper, longarinas, macas, mesas, suportes de soro, entre outros produtos.
Paralelamente, a SES tem processos licitatórios em andamento para a aquisição de mais equipamentos para atender as UPAs de São Luís (Holandeses), São João dos Patos (que está em fase de conclusão), Codó, Timon e São José de Ribamar (Parque Vitória).

Assistência
As UPAs oferecem atendimento de urgência hospitalar 24 horas, de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as de urgência, nas especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria. E realiza todos os exames médicos de acompanhamento, além de serviços de Raio-X, eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma.
Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Posteriormente, analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.
(As informações são da Secretaria de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.