Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

Isto é Coroatá!

Após algumas horas de chuvas intensas, a cidade está bonitinha no centro para o carnaval, mas ordinária nos bairros da periferia!
Após a penúltima chuva que caiu durante as primeiras horas da noite para a madrugada de hoje, o quadro que atualmente apresenta Coroatá, é um misto de descaso e irresponsabilidade sob o comando do Prefeito e seus asseclas. Eis aí as imagens colhidas por mim para o blog e para os nossos leitores conhecerem de perto o contraste entre o profano e a calamidade nefasta, mas vivida no dia a dia pelos moradores dos bairros da periferia, onde nenhum serviço de infraestrutura foi pensado, nenhuma providência foi tomada pela Prefeitura Municipal de Coroatá. Pois, acredita-se que o Prefeito quer mesmo é que esse caos total somado a várias vertentes se alastre para decretar estado de emergência, a fim de que ele possa receber verba do Governo Federal e Estadual.  
Av. Central - Bairro Tresidela
A nossa árdua missão começou pelo populoso Bairro da Tresidela, quando deparamos com a Avenida Central sendo cortada meio a meio e aberta uma vala com a profundidade de 50 cm pelos trabalhadores da Prefeitura de Coroatá, a fim de facilitar o escoamento d’água acumulada ao longo da Rua do Hospital, que durante a chuva invadiu algumas casas naquela localidade. Isso tudo sem se falar em R$ 780 mil desperdiçados, jogados fora pelo Prefeito em 2008! 
Vários bairros alagados
 A situação está bem pior; é nos Bairros da União, Vila Vavá, Maracangalha, ruas e travessas adjacentes. As principais ruas e travessas desses bairros ficaram totalmente alagadas, além do lixo amontoado gerando mau cheiro quando transformado em ratos, baratas e mosquitos da dengue em meio a eles, os urubus e cachorros que à procura de resíduos sólidos disputam toda a imundície a vista para se alimentarem.

Construções ao longo da Av. Nagib Haickel
O alagamento de alguns bairros no centro urbano de Coroatá deve-se à construção de obras irregulares que é permitida pelo Poder Executivo Municipal. Que apadrinha e acoberta essas impropriedades, mas que não visam aplicar o Poder de Polícia quanto ao Código de Postura do Município. Ou seja, o Direito Discricionário que compete ao Prefeito fica no esquecimento por ele mesmo.
Cemitério do Igarapé Grande
Até o Cemitério do Igarapé Grande desapareceu de vez! Os mortos que lá foram sepultados nunca mais tiveram paz e direito ao descanso eterno. Aquele campo santo foi todo loteado e os túmulos praticamente já foram saqueados e arrancados. Nós vimos duas mansões que foram recentemente construídas, mas o que resta ainda como lembrança do cemitério, é o cruzeiro que a esmo vislumbra de longe... Dois três túmulos. Hoje apenas reside nos coração dos seus entes... O ódio e o pedido deles clamando por justiça junto às autoridades locais que de forma dissimulada fazem vista grossa para todos esses desatinos!
Nova ponte sobre o Igarapé Grande
De lá fomos até a ponte do Igarapé Grande! Bom, ainda restam as cabeceiras da antiga ponte de madeira quase submersas pelas águas do Riacho do Igarapé Grande, que aos poucos agonizam simbolizando as agruras de um passado não muito distante. Quando os moradores daquela localidade se lamentavam do descaso e da falta de compromisso do Prefeito com o povo. No entanto, a imponência da nova ponte construída de concreto pelo Governo do Estado que atende aos anseios e às necessidades de todos os moradores daquela localidade, é contemplada pelos próprios moradores que no vai e vem percebe-se no olhar deles o frenesi e o ar de felicidade estampado em seus semblantes. É  um fato inquestionável!
Bairro Maçaranduba
Nós estivemos no Bairro da Maçaranduba, mas precisamente no antigo Beco da Bosta e encontramos mais irregulares que são vistas pelos populares e permitidas pelo Prefeito. Isto é, a construção irregular de mais quatro casas e um terreno exposto à venda bem próximo dessas casas o córrego completamente cheio a ponto de transbordar que recebe todo o fluxo d’água oriunda dos bairros acima mencionados. Ou seja, quem quiser investir em áreas de risco e irregulares para construir, eis aí um ótimo investimento!
Av. Nagib Haickel - aterros de ambos os lados
Enfim, nós chegamos à Avenida Nagib Haickel e constatamos mais irregularidades permitidas pelo Prefeito. Ao longo da avenida de um lado e do outro, checamos o aterro de toda essa área que é pantanosa, e que dantes era ocupada pelas águas do Riacho das Lavadeiras, que agora é ocupada pelos empresários e pessoas ligadas ao Prefeito, que construíram de forma irresponsável, cujas irregularidades trarão consequências de todos os tipos! Contudo, todo esse caos quem sofrerá são os moradores dos referidos Bairros da União, Vila Vavá, Maracangalha, Mercado Central e a parte mais baixa do Bairro da Maçaranduba.
Enquanto isso, no centro urbano a maquiagem da operação tapa buraco com asfalto de péssima qualidade continua sendo feita para receber os trios e bandas que irão animar o Carnaval 2011 da Prefeitura Municipal de Coroatá. Portanto, essas são as falsas aparências das quais vive o povo de Coroatá! Digamos; circo, pão, muita água, cachaça e festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.