Pages

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre aos 79 anos, o ex-vice-presidente da república, José Alencar, em SP. Vítima de câncer e de falência múltipla de órgãos


O povo brasileiro já estava acostumado a ver desde de 1997, o ex-vice-Presidente da República, JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, natural de Muriaé/MG, quando deu a sua primeira entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo/SP para a retirada do primeiro carcinoma, ou seja, tumor benigno do intestino grosso e delgado. Daí por diante, os principais telejornais de todo país passaram a noticiar as sucessivas entradas e saídas do cidadão brasileiro, o ex-vice-presidente JOSÉ ALENCAR, que às vezes entrava a pé, outras vezes saia andando e sorrindo, mas sempre demonstrando o ar da superação. No entanto, as últimas vezes, JOSÉ ALENCAR vinha perdendo essa guerra contra o câncer e suas forças já estavam quase combalidas e quando não; saia de cadeira de rodas.

Ultimamente, as cenas que eram mostradas pelas televisões se tornaram comuns ao povo brasileiro que assistia a tudo e que via naquele homem o desejo de querer viver cada instante, e assim, mais uma vitória ele conseguia contra o câncer após cada cirurgia que se submetia. Embora, a doença que combatia há 13 anos, estava se alastrando e causando novos focos de hemorragias e aos poucos já estava disseminada por todo o seu corpo.

Hoje por volta das 14:41 h, a Assessoria de Comunicação do Hospital Sírio-Libanês divulga nota de falecimento do ex-vice-presidente da República do Brasil. A nota dada à imprensa afirma que "morre o ex-vice-presidente da República do Brasil, JOSÉ ALENCAR. Morreu de câncer e de falência múltipla de órgãos, às 14:41 h da tarde de hoje". 

Trajetória política
 JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA foi eleito senador da república pelo Estado de Minas Gerais e por duas vezes consecutivas eleito vice-presidente da República do Brasil, na chapa do então ex-presidente LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA. O seu jeito à moda mineira de fazer política sempre cativou amigos, empresários e correligionários. Sempre declarou que votou no Presidente LULA desde 1989. Inclusive, confessou que votou e não o conhecia pessoalmente. Somente ouvia falar do LULA, que era um grande líder sindical. Quando no ano de 2002, recebeu o convite para ser vice-presidente na chapa do então presidente LULA. Em 2006 o PT não o queria mais como vice de LULA. Mas LULA foi à forra e bateu o martelo dizendo que ele continuava sendo seu vice.

Ferrenho combatente da atual política de juros praticada pelo governo
Crítico ferrenho da política econômica adotada pelo então Ministro da Fazenda, Antônio Palocci e sempre que podia falava à imprensa que a taxa de juros praticada pelo governo, era uma taxa bastante alta e que isso inviabilizava o crescimento econômico do país. A taxa de juros tinha que menor. Pois, o Brasil era um país grandioso, mas que o empresariado e povo brasileiro não suportava essa taxa tão alta. O ex-vice reclamou dos juros altos e defendeu posições nacionalistas. Tais declarações feitas por JOSÉ ALENCAR, segundo analistas políticos e econômicos achavam que desencadearia um embate com o Presidente LULA. Contudo, era o jeito e estilo próprio do ex-vice-presidente JOSÉ ALENCAR. De tímido vilarejo passou a ser grande empresário que fatura US$ 2,4 bi por ano.

Declarações de políticos e colunistas sobre Alencar
Diz LULA, "era uma relação de irmãos". Para DILMA, "ALENCAR foi inesquecível". Alguns analistas enfatizam, "ALENCAR provou que é possível os contrários viverem bem". "Vice foi de importância vital para a eleição de LULA em 2002".

Enfim , o nosso adeus a José Alencar...

"Não tenho medo da morte. Não sei o que é a morte", disse Alencar.

O corpo de JOSÉ ALENCAR será recebido na Base Aérea de Brasília e seguirá em cortejo até o Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.