Pages

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A imundície que é o Mercado Municipal de Coroatá no bairro Tresidela


Mercado Público Municipal de Coroatá no bairro Tresidela (click na foto para ampliar)
Construído e entregue à população de Coroatá a menos de três anos, o Mercado Público Municipal da Tresidela, anexo à Praça das Merendeiras é uma verdadeira imundície. As condições de higiene sanitária são impróprias para aquele logradouro público continuar funcionando atendendo o povo coroataense.

Estive lá e registrei o fato que não é boato! Eis as fotos (acima) colhidas por mim, à noite do domingo (20), quando retornava para casa. Fiquei estarrecido ao checar ‘in loco’ toda essa irresponsabilidade e descaso cometido pelo Prefeito e pelo Secretário Municipal de Saúde, que juntos fazem vista grossa para toda essa imundície.

Mais um caso para o MPE de Coroatá fiscalizar e acionar a Justiça, dentre tantos casos já postados e denunciados por esse blog. Pois não se trata mais só de saúde pública, mas de segurança pública aliado à falta do serviço de inspeção e vigilância sanitária municipal e estadual.

Muitas das vezes, o cidadão compra qualquer tipo de carne num logradouro desses, e quando de repente tem uma diarreia seguida de febre, náuseas, infecção intestinal e cólica abdominais, mas não sabe por qual motivo começou a passar mal de um momento para outro, se estava bem de saúde. Portanto, tai um dos prováveis motivos que estamos levando até você.

Pelas imagens, tudo está fora dos padrões e normas de higiene sanitária. O cepo de madeira, provavelmente um pedaço de tronco de árvore onde a carne é cortada a machadadas e quando comprimida absorve todas as bactérias e fungos acumulados de um dia para o outro. No caso, o correto seria uma serra elétrica. Os tampos dos balcões que eram para ser cobertos por uma peça inteira de mármore ou de aço inox, estão cobertas por lajotas e espaçadas com preenchimento de argamassa, que também acumulam micróbios que por sua vez são repassados para os alimentos durante a sua manipulação. Quanto ao manuseio, nem se fala! Certamente, não há o Equipamento para Proteção Individual (EPI) para os magarefes. Ou seja, toucas, máscaras, luvas, aventais e botas de borracha e etc.

Enfim, organizar e normatizar a administração pública com as regras determinadas, previstas pelas leis. É coisa de perseguição! No entanto, o que prevalece mesmo é a bagunça, a falta de higiene e a tal ‘liberdade’, que se traduzindo não deixa de ser a mais completa anarquia, libertinagem que é a marca registrada e padronizada desse Prefeito que aí está! Até quando essa coisa sem-vergonha vai continuar acontecendo em Coroatá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.