Pages

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Caso INCRA promete mandar pra cadeia quem meteu as mãos na grana que veio para Coroatá

As últimas informações colhidas por nós desse blog dão conta que hoje logo cedo pela manhã, a PF cumpriu 40 mandados de busca de apreensão, na capital do Estado. Isso deixou bastante apavorados e amedrontados alguns funcionários da Prefeitura Municipal de Coroatá, que com isso procuraram imediatamente dar fim e raspar documentos de dentro da Prefeitura para não deixar pistas e evidências quanto à malversação do dinheiro que veio para os Projetos de Assentamentos (PAs).
Esses recursos foram enviados no ano de 2006, porém, o relatório foi concluído em 2007, quando os auditores e técnicos do INCRA vieram a Coroatá fazer o levantamento ‘in loco’, ou seja, checar bem de perto toda a dinheirama que não foi devidamente aplicada para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural.
Ficaram constatadas várias irregularidades, tais com; a perfuração de poços artesianos e distribuição da rede de água nas áreas de assentamentos fora das especificações técnicas previstas no projeto. Isto é, poços artesianos que eram para ser perfurados com a profundidade de 150 metros, foram perfurados com 60, 70 e 80 metros ou até menos do que era para ter sido. Por exemplo, podemos citar os poços artesianos dos povoados do Limão, Paraíso, Benfica, Vila Nova e etc., quando os mesmos apresentaram água salobra imprópria para o consumo humano.
Além dessas irregularidades, ficou levantado pelos auditores que estradas vicinais, bueiros e pontes não foram devidamente construídos ou quando não, tais obras foram simplesmente maquiadas a mando Prefeito LUÍS DA AMOVELAR (PT), através do engenheiro PAULO BRUZACA que testificou com o seu CREA/MA à época, a qualidade das obras aprovadas pelo referido engenheiro, mesmo estando confeccionadas de forma irregular. Não obedecendo aos padrões especificados pelo INCRA.
Outro exemplo irregular que podemos citar; é a coleta d água que não foi testada durante a perfuração dos poços a cada 2 metros, assim determinava o Projeto do INCRA.
É sabido de todos nós, que o município de Coroatá é o terceiro município maranhense em áreas de assentamentos, só perdendo para os municípios de Buriticupu e São Mateus do Maranhão.  A documentação que foi raspada pelos funcionários da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coroatá (STTRs), em conluio para não deixar rastros nem vestígios, agora será uma tarefa que ficará por conta da Polícia Federal (PF). No entanto, não há como esconder a realidade dos fatos.
Os envolvidos no caso do desvio de dinheiro público federal, ou melhor, do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) já é do conhecimento do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça Federal que a qualquer poderá expedir mandados de busca de apreensão contra o Prefeito, Vice, empresários, secretários, contadores aqui de Coroatá.
Aguarde maiores informações nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.