Pages

sábado, 24 de julho de 2010

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CODÓ

Realizada no auditório da Unidade Escolar Ananias Murad, na cidade de Codó, última quinta-feira (22), a VI Conferência Municipal de Saúde. Onde estiveram presentes várias autoridades, cuja mesa foi composta pelo Gestor Regional de Saúde da Região dos Cocais, JOCIMAR PEREIRA GOMES, Secretário Municipal de Saúde, CLAÚDIO PAZ, Promotor de Justiça da Comarca de Codó, Dr. EDMILSON SANTANA, vereador JOÃO DE DEUS, o presidente do Conselho dos Agentes Comunitários de Saúde, ELIEL DOS SANTOS LIMA, o representante do Conselho Regional de Medicina, Dr.CARLOS ALBERTO LIMA SANTOS e a sargenta IOLANDA.
.

O objetivo principal abordado pelos palestrantes foram as ações do Governo do Estado, que alavancou e melhorou índices que dantes deixavam a desejar. Hoje com a construção, reforma e ampliação de diversos hospitais nas cidades de Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e Timbiras quando orçados esses investimentos que atingem a casa dos R$ 12 mi de reais, e que assim, a população da região terá sua qualidade e perspectiva de vida melhorada, através dos atendimentos e procedimentos médicos disponibilizados.


Quanto ao município de Coroatá, o gestor JOCIMAR PEREIRA GOMES ressaltou que com a construção da UPA II e a reforma e ampliação do Hospital Regional Alexandre Mamede Trovão, a população pode ter certeza absoluta que a qualidade nos serviços de saúde servirá de modelo para toda a região. Isso envolvendo o atendimento de média e alta complexidade tanto quanto à aquisição de novos aparelhos e equipamentos de última geração aliada também à qualificação e contratação de mão de obra qualificada e especializada.
.

Em seguida o Promotor de Justiça, Dr. EDIMILSON SANTANA contrarrazou que a gestão pública deveria ser igual à gestão privada. Outro tema abordado pelo vereador JOÃO DE DEUS, foi à violência no trânsito de Codó, que mata, mutila e vem vitimizando as pessoas. E isso faz com que os hospitais fiquem lotados.

.

Finalizando, o secretário Municipal de Saúde, DR. CLÁUDIO PAZ, irmão da deputada Estadual GRAÇA PAZ (PDT) comentou sobre as ações dos ACS – Agentes Comunitários de Saúde de Codó, que o trabalho desenvolvido pelos agentes é de fundamental importância para o combate e controle das doenças e às endemias. Além de citar também, o SAMU, falou que em breve a população poderá contar com a UPA II, que está em fase de acabamento.

.

Enquanto os palestrantes falavam aos presentes, o auditório ficou lotado durante os dois dias do evento. Inclusive, os palestrantes foram bastante aplaudidos pelos ACS e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.