Pages

terça-feira, 16 de junho de 2009

Onde estão as escolas?

O secretário estadual de Educação, César Pires, que também é professor e deputado estadual, imbuiu-se de uma tarefa que achava ser fácil, mas que, de repente, tornou-se um grande desafio: localizar as 160 novas escolas que a farta e insistente propaganda garantiu terem sido construídas no governo Jackson Lago, nas mais diferentes regiões do Maranhão.
Determinado a preparar essas escolas para ampliar a oferta de vagas no ensino médio, o secretário mandou fazer levantamentos, e ele próprio tentou localizar alguns prédios. Mas deparou-se com um mistério que está a desafiá-lo dia e noite. Tanto que ele decidiu encaminhar ofício aos setores de Engenharia e Licitação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), solicitando dados oficiais sobre essas obras.
- De antemão, já sabemos que, se existiram, essas obras não passaram pela Comissão de Licitação - adianta o secretário, que se diz surpreso com a falta de informações sobre o assunto na pasta que deveria ter todas as respostas.
O mirabolante projeto de construção de escolas em todos os municípios, mais de uma em alguns, começou, na verdade, na gestão do governador José Reinaldo Tavares (PSB). Só que o que se viu foi um desastre atrás do outro naquele período. O Estado foi a vários municípios e o que encontrou foram casas velhas, galpões e até depósitos transformados em escolas, um escândalo que chocou os leitores.
Empossado, o sucessor ilegal de José Reinaldo, Jackson Lago, provavelmente para agradar o apoiador, a quem chamou de “nosso líder”, manteve o secretário - o agrônomo Lourenço Vieira da Silva - e a política “expansionista”. Em pouco tempo, a propaganda oficial começou a anunciar a construção de escolas e mais escolas. Mas, curiosamente, não mostrava imagens, deixando no ar uma forte suspeita de tratar-se de um engodo.
Agora, o secretário César Pires revela o seu desafio, que é de todos os maranhenses: encontrar as tais escolas.

Informações do jornal O Estado do Maranhão – coluna “Estado Maior”

4 comentários:

  1. Eu queria saber era quantas escolas Roseana construiu nos dois governo dela. com a palavra Idalgo Lacerda (quero endereço das mesma)

    ResponderExcluir
  2. Paulão falou : ...quantas escolas Roseana construiu nos dois GOVERNO dela.quero o endereço das MESMA.
    Paulão,pela forma que voce espanca o plural e tortura a lingua portuguesa,vc com certeza foi um dos alunos de uma dessas 160 escolas fantasmas construidas em sonhos pelo governador cassado Jackson Lago.Faça um favor ao novo Sec. de Educação,dizendo qual é o endereço da escola em que vc estudou,pois ele quer conhecer pelo menos uma das 160 escolas.

    ResponderExcluir
  3. Idalgo por que você não coloca a materia que fala da acusação sobre o atual Pres. do Senado, o Sarney? é aquela sobre nepotismo

    ResponderExcluir
  4. Por que falar de um nepotismo tão distante como o de Brasilia,se nós o temos aqui mesmo em Coroatá? com a palavra o vereador Zé Fiho ex-combatente do nepotismo Coroataense.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.