Pages

terça-feira, 9 de junho de 2009

Praias de São Luís estão impróprias para o banho


Estiveram, hoje à tarde, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, os secretários de Saúde e de Meio Ambiente, Ricardo Murad e Washington Rio Branco, além do presidente da Caema, Dr. João Reis Moreira Lima, para informar que a balneabilidade das praias de São Luís estão comprometidas para o banho.

De acordo com analise executada pelo curso de engenharia do Uniceuma as praias chegam a 3.700 de coliforme fecal por 100 ml, quando o aceitável é de 1.000 por 100 ml. A única praia recomendada é a “Praia do Meio”, onde os índices são consideráveis no percentual aceitável.

Apesar dos dados serem confiáveis, os secretários solicitaram uma nova analise, para que sirva de contraprova. “Essa analise fica pronta em uma semana”, disse o secretário de Meio Ambiente.

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, disse que tudo isso é por conseqüência do abandono do sistema sanitário de São Luís, mesmo tendo dois sistemas de esgotamento sanitário (Bacanga e Jaracati). Ricardo falou que São Luís tem 1 milhão de habitantes, mas que dessa população, apenas 5% tem tratamento de esgoto. “Com os dois sistemas parados, só poderia acontecer esse caos”, afirmou Ricardo Murad.

Segundo Ricardo Murad, os sistemas do Bacanga e Jaracati, o sistema de elevatórias e as bombas da Litorânea estão sucateadas, tudo por conta da dilapidação dos recursos públicos pelo governo cassado e que o resultado é esse que aí está.

O secretário Washington Rio Branco disse que as análises serão feitas também nas praias dos municípios da Raposa e de São José de Ribamar, conforme solicitação dos prefeitos.

No final os secretários informaram que as praias vão receber placas informando as áreas impróprias para o banho e que, após o resultado da segunda analise, o banho pode ser proibido.

Do Blog
Metendo o Bedelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.