Pages

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bom Dia Brasil diz que fechamento de hospital em Bernardo do Mearim é “impasse político”

Unidade hospitalar foi fechada após Flávio Dino cancelar a verba que era repassada pelo governo anterior para o município

POR YURI ALMEIDA/ATUAL 7 - Projetado para atender sete cidades do Maranhão, o hospital do município de Bernardo do Mearim está fechado há quase seis meses por falta de verba, após o governador Flávio Dino (PCdoB) reduzir o valor de manutenção da unidade que, até dezembro de 2014, era de 100 mil reais. Desde então, os pacientes passaram a ser obrigados a ter de viajar mais de 100 km para receber atendimento médico, e nem sempre conseguem.


O descaso - que já havia sido denunciado pelo prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, durante reunião com deputados federais, em Brasília - foi destaque na edição desta quinta-feira (30) do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que apontou a falta de ação do governo comunista como "impasse político" (assista no vídeo ao lado).

Com um investimento de 3.5 milhões de reais, o hospital foi inaugurado em abril de 2013 e possui 20 leitos, centros cirúrgicos, sala de parto e berçários, setor de raio-x e lavanderia, consultórios, enfermaria além de área de internação e clínica médica, com serviço de Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, o hospital disponibilizava especialidades médicas para a realização de cirurgia de catarata e tratamento de glaucoma, vacinação para crianças e adultos e, também, tratamento preventivo de doenças como tuberculose, leishmaniose e hanseníase.

Sem condições de manter o hospital após o corte da verba pelo governo estadual, a Prefeitura de Bernardo do Mearim resolveu fechá-lo, levando toda a estrutura e equipamentos da unidade ao estado de abandonado.

Dentre as principais alegações de Flávio Dino para o cancelamento do repasse estão a suposta falta de recursos nos cofres do estado para atender esta demanda e o não reconhecimento financeiro, por parte do Ministério da Saúde, à hospitais de 20 leito. O curioso, porém, é que, apesar de Dino insistir em dizer que o abandono do hospital de Bernardo do Mearim é uma herança maldita do governo anterior, na época em que a Saúde estadual era comanda pelo adversário do comunista, o ex-secretário Ricardo Murad, a unidade também não tinha recurso do governo federal, mas ainda assim a saúde dos maranhenses era prioridade, e a verba estadual era garantida para manter o hospital.

Outra alegação de Dino seria a suposta falta de prestação de contas. Somente após a resolução desse impasse, diz o governo, o hospital voltará a receber recursos estaduais, mas apenas até o teto de 70 mil reais.

Por conta do fechamento da unidade, além do descaso do governador para com a população da região, fica ainda comprovado que o comunista não deu qualquer valor a uma ação movida pelo Ministério Público do Maranhão na Justiça, requerendo a retomada, no prazo máximo de 72 horas, do repasse original, de 100 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.