Foto: Asscom Ricardo Murad |
O palestrante Ricardo Murad, na oportunidade sugeriu alguns ajustes, adequações e alterações no Sistema Único de Saúde do Brasil. Pois há uma grande contradição e vácuo ente a teoria e a prática quanto à aplicação da metodologia e dos princípios quando fora concebido, implicando assim, numa dicotomia em toda a sua estrutura e funcionalidade e, principalmente, nas suas etapas ao que concerne nos atendimentos e nos procedimentos médicos de média e alta complexidade.
Para o ex-secretário de Saúde, muitas das vezes o paciente tem que buscar meios e alternativas impróprias para ser assistido pelo Estado (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), como preceitua a Constituição Federal em seus artigos de nºs. 196º a 202º, que instituem o atual modelo de saúde brasileiro. Quando não, o atendimento passa a ser judicializado devido os entes federados recusarem-se a dar a merecida assistência humanizada e devida aos seus doentes! Isto é, os pacientes e familiares procuram a solução via Justiça!!!
Para Ricardo Murad o tema da VI Conferência Municipal de Saúde tem como base o lema no trinômio "Qualidade, Compromisso e Responsabilidade", que nos dias atuais é difícil de fazer, mas não é impossível de realizar!!!
Sugestões propostas por Ricardo Murad
Como sugestões propostas, ponderadas e pontuadas pelo então Secretário de Saúde, a fim de serem discutidas na próxima Conferência Estadual de Saúde a ser realizada na Capital do Estado, Ricardo Murad recomendou:
1 - A introdução do quesito saúde como disciplina obrigatória nas escolas municipais;
2- Previsão orçamentária adequada para cada ano de governo municipal manter e garantir uma saúde decente;
3 - Aumento da abrangência, reciprocidade, manutenção e prevenção da saúde, através da prevenção e da monitorização dos munícipes;
4 - Treinamento específico para os Agentes Comunitários de Saúde;
5 - Investimentos em Recursos Humanos;
6 - Produtividade e eficiência;
7 - Atualização tecnológica na aquisição de equipamentos,
facilitando assim, o desempenho dos profissionais médicos e de técnicos permanentemente;
8 - Manutenção da qualidade pela produtividade das unidades de saúde, de acordo com os seus perfis;
9 - O Estado (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) têm que ter responsabilidade de manter, cuidar e zelar pelo Meio Ambiente, Educação, Saúde e Segurança dos seus cidadãos;
10 - A Assistência Social e a Saúde têm que caminhar juntas e estabelecer uma sinergia ampla na elaboração, na execução e na manutenção de novas políticas públicas sociais, priorizando àquelas pessoas mais humildes e carentes que vivem em extremada condições de alta vulnerabilidade social e econômica.
Afinal, não fora simplesmente uma conferência como outra qualquer, mas uma verdadeira aula-show de ministrada por um catedrático e profundo conhecedor dos problemas e as mazelas que mais afetam a vida cotidiana do cidadão brasileiro e, especificamente, sobre a melhoria da qualidade de vida do povo do Estado do Maranhão!!!
O evento contou com as presenças da Prefeita Teresa Murad (PMDB), Secretária Municipal de Assistência Social e Vice-Prefeita - Neuza Furtado Muniz (PMDB), Presidente da Câmara de Coroatá - vereador Alexandre César Trovão (PV); Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), Aritana de Moura e demais secretários municipais, assessores, convidados especiais, populares e a imprensa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário