Pages

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Hospital Aquiles Lisboa reforma área de internações

Referencia no tratamento de hanseníase no Maranhão, o Hospital Aquiles Lisboa, localizado no Bonfim, área do Itaqui-Bacanga, em São Luís, está passando por melhorias, incluindo as áreas de convivência da antiga vila de moradores.

.

Há anos que o Aquiles Lisboa fornece atendimento de qualidade aos pacientes que tem esta doença, além de promover campanhas preventivas.

.

A área que está passando por melhorias é a ala de internação, onde pacientes que apresentam algum tipo de complicação durante o tratamento ficam para monitoramento médico.

.

Para acomodar os pacientes que estavam internados no hospital, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reformou um de seus anexos. O prédio foi adaptado para que os pacientes possam continuar seus tratamentos de forma confortável e segura. “Continuaremos o tratamento deles sem interromper a reforma do prédio ou comprometer a sua saúde”, explica o diretor do hospital Aderson Veloso.

.

Após a reforma, iniciada em julho, o número de leitos para internação aumentará em quase 100%. Antes eram 35 disponíveis. Depois da reforma serão 60. Como isso, a unidade hospitalar se transformará em referência não só em hanseníase, mas em doenças crônicas.

.

O prédio que hoje está abrigando os leitos de internação passará a ser a enfermaria feminina do hospital. Além destas duas alas, serão reformados outros prédios do complexo. “A meta é aprimorar o atendimento. Além da área clínica, reformaremos as casas da vila e instalaremos uma oficina de fabricação de próteses e sapatos especiais usados para pacientes com sequelas da doença”, anunciou o diretor.

.

Hospital

.

O Hospital Aquiles Lisboa vai comemorar 73 anos. A Antiga Colônia do Bonfim, fundada em 1937, integra a rede estadual de saúde. Na época, os portadores de hanseníase eram mantidos em isolamento, pois a internação era a principal alternativa para evitar a disseminação da doença.

.

Com a mudança nos modelos de tratamento da hanseníase e o fim dos sistemas de isolamento, o Aquiles Lisboa oferece vários serviços médicos, com uma média de nove mil atendimentos ao mês, muitos deles realizados em pacientes provenientes do interior do Estado.

.

Uma das metas do hospital é demonstrar que hanseníase tem cura e pode ser tratada no próprio domicílio. Eliminar a hanseníase no Maranhão é uma das prioridades do governo estadual, que além da assistência médica e terapêutica, realiza permanentemente campanhas educativas divulgando informações corretas sobre tratamento e transmissão da doença e estimulando o respeito aos hansenianos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.