Pages

sábado, 17 de setembro de 2011

Governadora entrega Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá

Macrorregião de Coroatá terá, ainda, um hospital regional para realizar procedimentos de alta complexidade, uma maternidade de alto risco em Bacabal, hospitais de urgência e emergência em Alto Alegre e Peritoró e um de menor complexidade em Timbiras.
.
Do Jornal O Estado do Maranhão
Uma multidão recebeu ontem a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá, a décima primeira obra do Programa Saúde é Vida entregue à população maranhense nos últimos 20 dias. "Temos trabalhado muito e vamos continuar trabalhando para realizar o melhor governo da minha vida", declarou a governadora, sob aplausos de centenas de coroataenses.
O cronograma de inaugurações desta etapa de obras do Programa Saúde é Vida teve início dia 26 de agosto, com a entrega da UPA do Parque Vitória. De lá até ontem, foram colocados em operação também as UPAs do Vinhais e da Cidade Operária, em São Luís; os hospitais de 20 leitos nos municípios de Paulino Neves, Magalhães de Almeida e Morros; o centro cirúrgico do Hospital Infantil Juvêncio Matos, os dois andares reformados do Hospital Carlos Macieira, a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme) e o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), referência estadual em hipertensão e diabetes.
Em seu discurso, o secretário Ricardo Murad disse que, além daquela UPA e de outra unidade de pronto atendimento prestes a inaugurar em Codó, a macrorregional de Coroatá terá um hospital regional para realizar procedimentos de alta complexidade, uma maternidade de alto risco em Bacabal, hospitais de urgência e emergência em Alto Alegre e Peritoró e outro de retaguarda em Timbiras. Todas essas obras fazem parte do Programa Saúde é Vida e ainda este ano serão inauguradas. "Este não é um governo de promessa. É um governo que faz e por isso estamos concretizando o maior programa de saúde do Brasil", ressaltou Ricardo Murad.
Durante a inauguração, ao lado do vice-governador Washington Oliveira, do prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar, de diversos secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores e prefeitos dos municípios vizinhos, Roseana Sarney disse que a saúde é prioridade do seu governo e que o Programa Saúde é Vida dará mais qualidade de vida a população do estado.
O secretário Ricardo Murad destacou o esforço do governo para dar mais saúde ao povo do município. "Construímos, equipamos e contratamos profissionais de qualidade para dar à população de Coroatá a saúde que ela merece", ressaltou.
Após descerrar a placa de inauguração, a governadora e o secretário da Saúde visitaram as instalações da UPA de Coroatá, acompanhados das autoridades presentes e de dezenas de pessoas. "Estamos fazendo uma revolução na saúde do Maranhão jamais vista no Brasil. O povo maranhense merece o melhor e estamos aqui para proporcionar isso a nossa população", afirmou a governadora Roseana Sarney.
Unidade - A UPA de Coroatá, que ocupa 1.300m², funcionará em regime de plantão de 24 horas com a oferta de serviços de urgência e emergência, exames laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma, além de atendimento em pediatria e clínica geral.
"Quando a pessoa passar mal, ela deve vir à UPA. Aqui cuidaremos dela e, caso ela precise de algum atendimento ou procedimento mais especializado, encaminharemos para um dos hospitais municipais, regionais ou de alta complexidade do estado", informou o secretário Ricardo Murad.
João Batista Diniz, 44 anos, disse que está muito satisfeito com a instalação da UPA em Coroatá. "A saúde daqui vai melhorar muito agora. No dia em que eu precisar, sei que posso vir até aqui e terei ajuda", declarou. Amanda Suellen, 22 anos, é mãe do João Victor, de 10 meses, e está satisfeita em ter um atendimento de qualidade em Coroatá. "Meu filho poderá contar com a UPA desde criança sempre que precisar, coisa que aqui não existia antigamente", disse.
A instalação da UPA em Coroatá foi aprovada pela população, que lotou o pátio da unidade para apoiar a iniciativa. Segundo o lavrador Antonio José de Sousa, a UPA representa um sonho realizado. "Acreditamos que agora vamos ter uma melhora no atendimento", declarou.
O aposentado Antonio Sales disse que hoje a unidade vai agilizar o atendimento com qualidade. "A UPA será de grande importância para as pessoas que não podem pagar um plano de saúde, mas que vão ter na rede pública um atendimento de qualidade", declarou.
Nadir Baima Cantanhede, 76 anos, ficou surpresa com a estrutura da UPA. "Parece um hospital particular. Tudo novo e de qualidade. Nunca tivemos nada desse tipo aqui em Coroatá. Agora sim teremos um atendimento 100%", destacou.
Estrutura – Com uma grande e moderna estrutura, a UPA está preparada para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico).
O evento em Coroatá contou com a presença de secretários de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; e do Gabinete Militar, tenente coronel José Ribamar Vieira. Presentes, também, os prefeitos de Codó, Zito Rolim; de Nova Iorque do Maranhão, Gustavo Ribeiro Guimarães; de Peritoró, Agamenon Lima; de Timbiras, Raimundo Nonato da Silva; de São Mateus, Francisco Rovério; e de Aldeias Altas, José Reis. Participaram, ainda, os deputados estaduais, Raimundo Louro, Magno Bacelar e Carlos Filho, além de vereadores, lideranças políticas, comunitárias, religiosas e da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.