Pages

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Coroatá possui duas vezes mais o número de habitantes que Timbiras e fica nivelada por baixo, ou seja, com o mesmo número de vereadores que os de lá!!!

O absurdo do absurdo acontece por aqui! Não dá para ficar calado! Só resta agora, os partidos políticos ingressarem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contestando sobre o novo número de vagas para vereadores votados por quase maioria da atual Câmara Municipal de Coroatá.
A PEC 333/04 garante o aumento do número de vagas de acordo com a faixa de habitantes e o que comprova a redução de gastos. Conforme, prevê o art. 29-A da Constituição Federal. O município de Coroatá enquadra-se na faixa de habitantes que vai até os cem mil habitantes. Cujo Inciso I, garante o repasse de oito por cento nesta faixa de habitantes e o aumento do número de vagas. O município de Coroatá tem hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 61.653 habitantes. Enquanto que, o município de Timbiras tem 28.007 habitantes. Pelo visto, o município de Coroatá ficou nivelado e em segundo plano quanto ao novo número de vagas na Câmara de Coroatá igual à Câmara do município de Timbiras, que saltou das atuais 9 vagas para as 13 vagas à próxima legislatura a partir de 01 de janeiro de 2013. No entanto, se a Mesa Diretora está com medo da diminuição do ‘jabá’ ou do ‘rachid de abdalla’, paciência! Isto é, com medo de não ter mais a famigerada sobra de caixa é outra história para ser resolvida! Pois, sabe-se que toda sobra de caixa, do dinheiro excedente que é repassado não é mais devolvido, mas é zerado mediante a uma prestação de contas duvidosa, que só DEUS sabe lá, como!
Outra desculpa esfarrapada dada por um vereador de situação, é a de que o município de Coroatá diminuiu de tamanho quanto ao número de habitantes. Encolheu com a emancipação dos antigos distritos elevados à categoria de municípios há 15 anos. É pura lorota e invencionice desse vereador que plantou e tenta plantar essa ideia mentirosa na cabeça da população. O que fica mesmo comprovado pelos atuais vereadores é que o câncer do ‘corporativismo’ praticado pelos atuais edis vai continuar de forma escabrosa e para todo o sempre. Ou seja, o verdadeiro toma-lá-dá-cá!
Por outro lado, quero parabenizar aqui sem bajular a iniciativa dos dois únicos vereadores que votaram pela coerência e pelo princípio da razoabilidade. Ou melhor, usaram do bom senso ao contrarrazoarem em afirmar, através da tribuna que toda unanimidade é burra e grosseira!
Primeiro, os meus parabéns ao vereador de oposição MARCOS DA CONCEIÇÃO (DEM). Ele tentou convencer a maioria de seus pares, mais foi voto vencido. O segundo é o vereador de situação, DIOGO GONÇALVES (PT), que optou pela coerência ao justificar de forma cabal o seu voto pelo aumento do número de 10 para 15 vagas. Porém, também foi voto vencido!
Enfim, parafraseando o atual presidente do Senado, JOSÉ SARNEY (PMDB-AP), quando reafirma que “não há democracia sem parlamento livre”. Contudo, o parlamento daqui continua é na coleira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.