Pages

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perfil dos prováveis e principais nomes pré-candidatáveis a Prefeito de Coroatá em 2012

Teresa (PMDB)
É pré-candidata na condição de candidata a prefeito pela segunda vez e tem amplas condições de eleger-se. Nascida em solo gentio, onde traz em sua árvore hereditária o sangue político em ser filha do ex-prefeito e ex-deputado federal, VÍCTOR DIAS TROVÃO. Passa politicamente por um ótimo momento, além de ter larga experiência na vida pública. Na década de 90 exerceu o cargo de prefeito do município de Coroatá, quando fez uma excelente administração. Procurou desbravar e desenvolver com arrojo o município de Coroatá. Ao lado do seu esposo, deputado licenciado e hoje Secretário Estadual de Saúde RICARDO MURAD. Foi eleita deputada estadual por duas vezes consecutivas de 1998 a 2002 e de 2003 a 2006. Goza de prestígio e de influência política junto ao Governo do Estado. A pré-candidata TERESA conta ainda com a simpatia e apoio político da Governadora, ROSEANA SARNEY (PMDB). O povo já experimentou e conhece o seu trabalho político-administrativo bem de perto, principalmente, quando se trata das políticas públicas sociais criadas, desenvolvidas por ela e aprovadas pela Câmara Municipal. Por exemplo, a Lei da Água que beneficiou mais de 3 mil famílias carentes no município; o transporte coletivo rural que custava apenas R$ 1 real, que ajudou bastante à época o produtor e trabalhador da zona rural de Coroatá.
Capitão Alexandre (?)
Para ele é apenas meramente uma questão 'sui generis' quando se trata do assunto. O Capitão ALEXANDRE, como é conhecido por todos nós. É filho natural de Coroatá, cuja mãe é a ex-vereadora ISABEL. Na eleição de 2008 não conseguiu emplacar mais do que 555 votos para prefeito. Fato que o desmotivou e o fez desistir 'temporariamente' da condição de candidato, mas continua sendo pré-candidato às próximas eleições de 2012. No entanto, vem resistindo à tentação de ser pré-candidato em 2012. Sempre diz que não quer saber mais de política, mas querendo ser ou vindo a apoiar algum candidato, caso desista de ser ou se houver uma polarização política entre as dois principais grupos políticos de Coroatá. Contudo, vez por outra é visto sendo assediado pelos políticos locais e correligionários do atual prefeito.
Por último, passou a investir no município de Coroatá no setor imobiliário. Abdicou do uso da farda de militar, para tornar-se um notável e habilidoso empresário-empreendedor em Coroatá, onde possui três grandes loteamentos imobiliários. Talvez pela atual condição financeira que hoje vive, pensa que ainda é muito cedo para falar em candidatar-se outra vez a prefeito ou quem sabe vir a ser vice numa futura negociação política. Isto é, não descartando suas conveniências políticas. Afinal de contas, dentre os prováveis nomes cotados, como pré-candidatável a prefeito de Coroatá. Por enquanto, deixa transparecer que não possui em seu sangue, o DNA da política. O vício compulsivo pela política! Enfim, nutre o sonho eterno em ser um dia prefeito de Coroatá.

Júlio Alencar (?)
Empresário bem-sucedido no ramo de combustíveis. É filho natural de Coroatá. No entanto, ainda alimenta o sonho de consumo em vir a ser um dia prefeito de Coroatá. Coisa que nada o impede de sair da condição de pré-candidato para a de candidato. Basta querer ser, mas para isso tem que saber que é uma empreitada bastante árdua e difícil. Comenta-se à meia-boca que se for candidato, poderá alavancar recursos financeiros além-fronteiras, a fim de turbinar sua campanha de prefeito em 2012. Enquanto isso não acontece... Não deixa de aparecer em todos os eventos realizados no município, e quando aparece em público o seu nome é maciçamente divulgado nos alto-falantes, alardeando que o evento ocorre por conta do seu patrocínio. Finalmente associando, o seu nome na condição de candidato também, a prefeito em 2012.
O empresário JÚLIO CÉSAR MACHADO ALENCAR é Bel. Em Administração de Empresas, graduação que o qualifica dando-lhe o passaporte para tentar fazer uma boa administração à frente da Prefeitura Municipal de Coroatá, caso venha ser eleito prefeito em 2012. Mas cabe um registro ao pretenso pré-candidato a prefeito nas próximas eleições em 2012. Nem sempre os modelos administrativos usados na iniciativa privada são os mesmos que devem ser aplicados na administração pública. Portanto, muito cuidado para não confundir o público com o privado! No momento ainda não definiu por qual partido disputará a eleição em 2012. Consoante à sua afiliação partidária, o prazo determinado pela Lei Eleitoral de nº. 9.504/97, o pré-candidato tem até o dia 30 de setembro de 2011, para afiliar-se.
Domingos Alberto (PT)
Egresso dos movimentos sindicais na zona rural e ativista sindical como membro da própria classe dos trabalhadores rurais. À frente do STTRs vários episódios ocorreram sob seu comando, desde então, inúmeros conflitos foram desencadeados no município de Coroatá e região. Ocupou a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coroatá (STTRs), no período de 1992 a 2004. Ou seja, por 12 anos presidiu o sindicato rural. Motivo que o credenciou a ser eleito por duas vezes consecutivas vice-prefeito de Coroatá, na chapa do atual prefeito AMOVELAR (PT). Durante o seu primeiro mandato como vice-prefeito, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Obras em 2007, por um curto período. Suas pretensões políticas não param por aí, e vão além dos seus limites desejados, pois exige a todo custo que tem que ser agora ou nunca mais eleito prefeito de Coroatá. O vice acha que é a bola da vez! E não procura esconder a sua pretensão e por onde passa, propaga seu intento. Neste caso, saindo como candidato único, nato e direto na linha sucessória a prefeito de Coroatá, certamente contará com o apoio do povo de Coroatá. Porém, pessoas ligadas ao grupo político ao qual pertence, o pré-candidato DOMINGOS ALBERTO apresenta uma acentuada rejeição na zona urbana de Coroatá, possuindo uma pequena vantagem na preferência do eleitor da zona rural do município. Mas mesmo assim, ele não abrirá mão do apoio condicional do prefeito e força ampliar adesão política em torno do seu nome dentro do seu  grupo político. Continua reticente, firme e vislumbra alavancar sua candidatura sob condições às quais o seu nome vier a ser submetido.
Além disso, conta também com o apoio integral do vice-governador do Estado, WASHINGTON LUÍS (PT), que segundo o pré-candidato a prefeito, o vice-governador acredita em seu histórico de vida e luta dentro das fileiras do PT. Por fim, também aliando-se à sua candidatura que conta com o aval do atual presidente da Câmara Municipal, SEBASTIÃO ARAÚJO, o Ciba do PT e dos militantes locais do Partido dos Trabalhadores (PT).
Enfim, o atual vice descarta qualquer possibilidade de vir a surgir uma outra candidatura dentro do próprio grupo, que venha inviabilizar a sua.
Odair José (PDT)
Professor de matemática da rede de ensino público municipal. Formado pelo PROCAD/UEMA, hoje já extinto; durante a gestão do ex-prefeito RÔMULO AUGUSTO, no período de 1997 a 2000. Ex-membro e integrante do Conselho Municipal de Educação, quando na época explodiu o desvio financeiro acima de R$ 16 milhões de reais. Em 2006, esse desvio foi levantado e apontado pelos técnicos e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU). Episódio que culminou com a exoneração da Secretária de Educação, Profª. Arli Gonçalves. Daí em diante, o Profº. ODAIR JOSÉ passou a ocupar o cargo de Secretário Municipal de Educação, logo no início do ano de 2007. Isto é, quando logo se deu a Reforma Administrativa empreendida pelo prefeito AMOVELAR.
Atualmente, usufrui de razoável prestígio junto ao prefeito AMOVELAR (PT), mas não é um nome bem aceito e visto pelos vereadores da bancada governista. Segundo informações, o Secretário de Educação vez por outra contraria os interesses políticos dos vereadores da base aliada. Gerando assim, conflitos com os vereadores governistas e que chegam até pedir sua cabeça e exoneração para o prefeito.
Drª Neuza (PMDB)
Vereadora de oposição eleita por duas vezes. Formada em Assistência Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após a saída da secretária MARLENE FORTES da pasta, passou a exercer o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social na gestão do ex-prefeito RÔMULO AUGUSTO durante o segundo mandato de 2001 a 2004. Eleita pela primeira vez em 2004 pelo PSB, quando obteve 765 votos. Para o segundo mandato foi eleita pelo PMDB, onde obteve 1.927 votos.
Além de vereadora, trabalha o lado das políticas públicas sociais do Governo Federal, prestando relevantes serviços de cunho social à população humilde e carente do município de Coroatá. Atualmente, dedica-se em atender diuturnamente dezenas de populares que a procuram em sua residência.
A vereadora NEUZA MUNIZ é uma parlamentar que se destacou durante o exercício do primeiro mandato; motivo pelo qual obteve uma votação expressiva quando foi reeleita para um segundo mandato na Câmara Municipal. Isso fica de forma aclarada quanto ao seu notório saber e do seu trabalho que é inquestionável aliado à sua ilibada reputação. Ingredientes que lhe credenciam a postular uma vaga à condição de ser pré-candidata em 2012. É um nome que é bastante cogitado e lembrado no município de Coroatá, porém, resta-nos saber se a ilustre edil está predisposta a arriscar e disputar a eleição para prefeito em 2012, renunciando assim, à sua reeleição que é tida como garantida e certa para desempenhar mais um mandato de vereadora no parlamento municipal.

Resenha do blog
Esse post é baseado nos supostos institutos de pesquisa que estiveram visitando o município de Coroatá, nos últimos meses a mando dos principais grupos políticos. Dentre os institutos que foram citados, estão incluídos a Escutec, Econométrica, Ipopi e etc. No entanto, o que sabemos sobre a vinda ou não desses institutos de opinião a Coroatá, é que não passam de boatos à meia-boca da rádio peão. 
Afinal, o que tem mesmo aqui em Coroatá, no dia a dia, é o “Fuxitec”. Instituto de Opinião Pública do Fuxico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.