Pages

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

De acordo com o novo quadro político que está desenhado...


É CHEGADA A HORA E VEZ DO MARANHÃO CRESCER, DESENVOLVER-SE OU NUNCA MAIS!
No Maranhão com a oposição definhada e sem condições de defenestrar o atual grupo político Sarney, que pelo menos manterá sua hegemonia no Estado para os próximos quinze anos. É chegada a hora e vez do povo maranhense se oportunizar e alavancar por direito através da superação recuperar todas as perdas e ter por excelência os melhores índices de qualidade de vida para as próximas décadas.
Por que no vislumbre das expectativas futuras há uma sintonia perfeita quanto às condições normais de temperatura e pressão para chegar-se ao crescimento e desenvolvimento do Estado! No comando do Governo do Estado, a governadora reeleita ROSEANA SARNEY (PMDB), que mantém um elo livre e goza de enorme influência e prestígio junto da presidente eleita, DILMA ROUSSEFF (PT). E ao que tudo indica para a presidência da Assembleia Legislativa será eleito o deputado Estadual, RICARDO MURAD (PMDB), cujo mandato será de quatro anos à frente da presidência da Casa, e que a todo custo envidará esforços para manter os projetos encaminhados pelo Executivo, serem todos aprovados com êxito e com o apoio da maioria dos deputados estaduais.  Pelo visto, será a maior bancada já formada para apoiar as ações do Governo do Estado.
Por outro lado, a bancada do Estado do Maranhão, no Congresso Nacional está bem representada e forte. Não há também o que reclamar e nem alegar-se! Senão, vejamos; na Câmara Federal a bancada conta com a maioria deles, ou seja, dos 18 deputados federais tem 12 deputados ao seu lado que reivindicarão e apoiarão as demandas requeridas pelo Governo do Estado. No Senado tem 03 senadores. Dois do PMDB e um do PTB. Além de ter na condição de Presidente do Senado, o senador reeleito para a nova Mesa Diretora da Casa, o atual presidente do Senado, o senador José Sarney (PMDB/AP), que é filho natural do Maranhão –  cujos méritos e qualidades aqui não se discutem - A bancada do Maranhão conseguiu emplacar dois ministérios. Para a pasta de Minas e Energia, o senador reeleito, ÉDSON LOBÃO (PMDB/MA) e do Turismo, o deputado Federal reeleito, PEDRO NOVAIS (PMDB/MA). O que nos deixa privilegiadamente e lisonjeados historicamente. Isto é, o Estado do Maranhão passa a ser o Estado da Federação sendo o mais forte e bem representado no atual contexto da política nacional. Causando inveja até para outros grandes estados do Brasil, que possuem bancadas maiores e mais influentes no Congresso Nacional, por exemplo, as bancadas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e etc.
Portanto, as demandas do Estado do Maranhão, jamais ficarão no questionamento, no esquecimento. Isso sem se falar nos cargos do segundo, terceiro, quarto e quinto escalão do Governo Federal, pois a bancada do segundo maior partido, no caso do PMDB abocanhará para si todos esses cargos políticos.
Se por ventura os investimentos não aportarem de forma definitiva como foram protagonizados e propagados pelos atuais políticos no período eleitoral e que hoje, estão no Poder da Nação e do Estado. O Estado do Maranhão estará fadado a permanecer estagnado no tempo e perdido no espaço pro resto dos seus dias. Daí ressurgirá das cinzas, o peçonhento grupo político de oposição, que assumirá uma bandeira tonificada e turbinada com o discurso metafórico da renovação, da mudança e do novo!
E ainda nos dias atuais, o Estado do Maranhão, é o estado mais pobre da nação e o que possui os piores índices de qualidade de vida, apesar de ter melhorado consideravelmente, nos últimos vinte meses de governo da governadora reeleita ROSEANA SARNEY (PMDB).
Enfim, é essa a minha avaliação sobre as perspectivas de crescimento e desenvolvimento sócio- econômicas geradas pela classe política dominante. Isto é, que não fique somente no afã do discurso, na retórica empírica e nos tubos de ensaio criados dentro dos laboratórios da política, caso haja no futuro, e, se houver prováveis rupturas, quebras e frustrações políticas no atual grupo político de coalizão, ora conhecido por todos nós maranhenses.
Não estou aqui dando uma de guru nem tão pouco um de adivinho, mas em se tratando de política tudo é possível e capaz de acontecer abaixo dos céus do Estado do Maranhão. Pois, quem estudou e conhece a literatura e leu os escritos do saudoso Pe. Antônio Vieira; sabe que pela ordem da nomenclatura, para se conseguir ser o número dez, primeiro quem manda e determina é o número um!
É a história do time que tem vários capitães, ou seja, se todos eles resolverem gritar em campo; vira uma bagunça total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.