Pages

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fica, Sarney

Conforme o noticiário dá conta, aumentam as pressões para que o presidente do Senado, José Sarney, se afaste do cargo. Ontem, o DEM, o PSDB e o PDT exprimiram a mesma coisa: Sarney deveria afastar-se até que as investigações sobre os atos secretos se concluam.

Evidentemente, trata-se conversa fiada. Dados os tentáculos que Sarney mantém no Senado, afastá-lo “temporariamente” não teria nenhum efeito sobre as “investigações”. Na escassa medida em que se possa interpretar o que se passa nas maquinações partidárias, a idéia desses três partidos nada tem a ver com “investigações”, mas parece ser afastar Sarney “temporariamente” para em seguida afastá-lo em definitivo.

Assumiria então o primeiro vice-presidente, o senador Marconi Perillo, o qual vem a pertencer ao… PSDB.

Evidentemente, tal possibilidade horroriza o PT e o governo, embora se diga que dois dos principais senadores do partido, Tião Vianna e Aloizio Mercadante, gostariam de ver Sarney pelas costas.

Já a senadora Ideli Salvatti exprimiu ontem a posição de que as suspeitas não incidem apenas sobre Sarney, mas sobre todo o Senado, e que portanto não cabe afastá-lo. É claro que essa posição tem origem nos interesses do Palácio do Planalto, mas nem por isso deixa de fazer sentido.

Mas os petistas também parecem pender para a solução peessedebista, conforme se informa.

Politicamente, portanto, o imbroglio não é pequeno.

Este espaço, porém, não é dedicado à política e seus mistérios. Só se aborda esse tipo de coisa para procurar algum semblante de sentido no pano de fundo das ilicitudes de que são suspeitos funcionários, senadores, cupinchas e parentes dos dois grupos.

O mais importante nessa história de Sarney sai-não-sai nada tem a ver com Sarney em si, mas com a pretensão de que, defenestrado o presidente da Casa, o assunto todo das nomeações secretas desapareça.

Essa tem sido a tática habitual usada pelos membros do Congresso: arranja-se uma punição (quanto mais branda, melhor) para um ou dois e o resto se escafede numa boa.

Assim, sob o ponto de vista da galera que paga a conta, quanto mais a situação se complicar em termos dessa politiquinha de quinta categoria a que se dedicam os senadores, e quanto mais impasses surgirem no que tange o presidente do Senado, melhor.

Por mais incrível que possa parecer face aos anseios de qualquer pessoa minimamente informada a respeito da biografia do sátrapa do Maranhão, quanto mais tempo este permanecer na Presidência do Senado melhor será, pois mais provável se tornará que novos fatos se revelem, mais funcionários e senadores se vinguem uns dos outros e com isso mais conheçamos sobre os porões da Casa.

A démise de Sarney traria aquela “normalidade” institucional tão ansiada por tantos senadores — leia-se fazer o escândalo sumir, as malfeitorias serem esquecidas e as “investigações” tomarem seu curso (de novo a palavra) “normal”.

Assim, em vez de “Fora Sarney”, é melhor o “Fica, Sarney”.

Reproduzido do Blog do Claudio Abramo

4 comentários:

  1. Que bom seria, que os problemas de corrupção que já existem ha anos no congresso nacional, fossem todos resolvidos apenas com a cassação do mandato do Presidente Sarney.
    Mas pra que falarmos da corrupção de Brasilia,se temos aqui em Coroatá,vizinhos nossos enriquecendo da noite para o dia e uma Prefeitura que se tornou literalmente a casa de Mãe Joana? uma prefeitura que é permitido roubar apartir de 220 mil reais e que não se abre um só inquerito administrativo? falar de Sarney e não se falar do corrupto Luis da Movelar é muita hipocrisia.
    Mas "em Brasilia existem os atos secretos" e aqui que nem secretos são ou seja roubam mesmo é abertamente para todos saberem até porque não se tem punição para quem comete os assaltos aos cofres publicos.
    Não existe no Senado Federal um só parlamentar que não esteja envolvido em qualquer negociação subterranea para se aproveitar do dinheiro publico,mas é muito mais conveniente escolher um politico nordestino como José Sarney que representa o apoio mais importante ao presidente Lula na corrida presidencial das eleições de 2010.

    ResponderExcluir
  2. e as acusações sobre nepotismo contra ele onde ficam? se um senador pode sair o que pode acontecer com os prefeitos,vereadores,deputados juizes,jornalistas e cambal, que tem acusações mais graves na justiça?
    Cuidado em galera...

    ResponderExcluir
  3. Sarney deveria está dividindo cela com Fernandinho Beiramar, com certeza nem FB dormiria direito.

    ResponderExcluir
  4. AO AMIGO WILLER, É POR CAUSA DE GENTE COMO VC... QUE O BRASIL TÁ PERDIDO..SE HÁ ROUBO OU DESVIO DE DINHEIRO POR AQUI É PORQUE O PAI DA CRIANÇA .. O SARNEY VEM ENSINANDO ESSA PRATICA NÃO SOMENTE POR AQUI BEM COMO PARA TODO O BRASIL HÁ QUARENTA ANOS.. VAMOS ENTÃO VAMOS CORTAR O MAL PELA RAÍS CASSANDO O MAIOR LARAPE DE TODOS OS TEMPOS, DEPOIS VC VAI VER QUE O QUE ACONTECE POR AQUI É FIXINHA SE COMPARARMOS COM MÁFIA DO SENADO..E SE O EXEMPLO COMEÇAR POR LÁ, POR AQUI FICARÁ MAIS FACIL PEGAR OS LARAPES PEQUENOS.. AINDA TEM ALGUMA DUVIDA ? PENSE MEU FILHO.. PENSE !!!!PARE DE SER ABESTADO ...

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.