Pages

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

População carente de Coroatá fica cada vez mais “banguela”

Essa é a Nova Coroatá que o Luis da Amovelar Fez e Faz....!!!
Devido a falta de material odontológico, a fim de atender à população carente e de baixa renda do município de Coroatá, os Postos de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não possuem nenhum tipo de medicamento e material odontológico que pelo menos visa recuperar e restaurar os dentes do segmento desta população.
As inúmeras pessoas que buscam esse tipo de atendimento odontológico, diariamente junto aos Postos de Saúde e no CEO, para se livrarem do incômodo da dor que é latente e constante, preferem fazer de imediato o processo de exodontia, ou seja, a extração do dente completo pela raiz. Ao invés de tentar recuperá-lo e restaurá-lo, que é o de realizar tratamento de endodontia (tratamento reparatório do canal do dente).
Prejuízos causados ao paciente
Uma vez perdido o dente antagônico superior ou inferior, o cidadão também sofrerá com o tempo, o processo de retração da dentina, que quando exposta lhe causará dores ao mastigar alimentos e bebidas frias, quentes e doces de um modo em geral, vindo assim, a ficar banguela por completo.
Afinal, pelas informações obtidas por esse blog, em média são realizadas 50 extrações de dentes nos Postos de Saúde e no CEO de Coroatá. Devido a falta de medicamentos e de materiais odontológicos nos respectivos locais de atendimento ao público.
Prefeito não cumpre com o programa Brasil sorridente
Não é à toa que o Governo Federal preocupado com a situação da população carente e de baixa renda resolveu criar o Programa Brasil Sorridente, através do Ministério da Saúde, que visa atender e dar suporte odontológico a essas pessoas que não possuem condições financeiras de empreender tal tratamento devido ser bastante caro. O valor enviado é para contratar os profissionais da área e fazer à aquisição do material odontológico.
O Programa engloba desde como se fazer a higiene bucal à distribuição gratuíta de kits dentais, que são compostos por dois tubos de pasta, duas escovas e manual de orientação e de aplicação de flúor periodicamente, ensinando crianças e adultos de como escovar os dentes e mantê-los limpos e sadios, sem cáries.
O município de Coroatá recebe periodicamente do Governo Federal, a quantia mensal de R$ 36.750,00 (Trinta e Seis Mil e Setecentos e Cinquenta Reais), para executar tal feito. No entanto, nos últimos tempos o dinheiro que vem à mão do prefeito AMOVELAR não se sabe onde está sendo aplicado. Ou seja, o recurso é suficiente para atender à população que de ele tanto necessita!!!
Além disso, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já foi inaugurado nesta atual gestão por duas vezes, porém, não funciona de forma adequada. Isto é, com os devidos profissionais da área, equipamentos e matérias para a realização do tratamento como prevê o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.