Pages

domingo, 27 de junho de 2010

Governadora entrega o primeiro hospital do Programa Saúde é Vida



governadora Roseana Sarney em visita, nesta quarta-feira (23), a três municípios da Região do Médio Mearim entregou o primeiro hospital do Programa Saúde é Vida e escola. Acompanhada de secretários de Estado, deputados estaduais e federais e prefeitos, ela foi recepcionada pelas populações de Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Lago da Pedra, onde, também, conversou com lideranças comunitárias, políticas e empresariais.

.

No município de Lago dos Rodrigues, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entregou o primeiro hospital do Programa Saúde é Vida que beneficia 30 mil pessoas. A solenidade contou com a participação de populares e diversas autoridades, entre as quais o prefeito Valdemar da Serraria e do secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite.

.

“Este hospital é um símbolo da nova política de saúde que está sendo colocada em prática pelo Governo do Estado. Entregaremos à população 71 hospitais, de pequeno e médio portes em todo o Maranhão”, afirmou Roseana Sarney durante a solenidade. “Estamos colocado em prática, neste município, um serviço de qualidade na área de saúde, o que garante melhorias na qualidade de vida da população. Agora, as mulheres grávidas terão os filhos na sua própria cidade, não precisarão se deslocar para outro município”, disse a governadora.

.

Presentes a solenidade, os prefeitos de Lago da Pedra, Maura Jorge; de Pedreiras Lenoilson Bastos; de Trizidela do Vale, Jânio Balé; de Lago do Junco, Haroldo Leda; e de Igarapé Grande, Geames Ribeiro; além de deputados estaduais e federais, lideranças políticas e comunitárias da região.

.

“É um sonho trabalhar para que cada município tenha o seu hospital de referência, um local, onde os moradores possam ser clinicados com eficiência e conforto”, assinalou o secretário José Márcio Leite. O prefeito Valdemar Serraria disse que o hospital na Região vai proporcionar a diminuição do fluxo de encaminhamento de pacientes a outros municípios.

.

Atendimento

.

Com quatro consultórios médicos, o Hospital de Lago dos Rodrigues terá um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Entre as especialidades que serão oferecidas a uma população de cerca de oito mil habitantes, estão Clínicas Médica e Cirúrgica, Pediatria e Obstetrícia.

.

O hospital, antes mesmo de ser entregue à população, já estava prestando serviço à comunidade. O primeiro paciente foi o pintor e hipertenso Severino Rodrigues da Costa, 74 anos. O idoso inclusive recebeu a visita da governadora Roseana enquanto era medicado. “Minha pressão começou a subir e me encaminharam para receber o socorro aqui. O hospital é muito bom, o serviço bem feito e acabado. Agora estou bem melhor”, garantiu.

.

A unidade dará suporte a ações básicas desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família, prestando ainda Serviço de Apoio, Diagnóstico e Tratamento com Radiologia, além de análise clínica, funcionando em regime de plantão.

.

Para a moradora de Lago Rodrigues, Antônia dos Santos, o hospital veio preencher a grande demanda na área médica. “A população tinha de sair de nossa cidade para ter atendimento de saúde. O nosso apelo foi atendido e o funcionamento deste hospital vai ajudar muita gente”, comemorou.

.

O Hospital de Lago dos Rodrigues é uma das 64 unidades de 20 leitos, posto de atendimento de emergência, laboratório, salas de raio X, ultrassonografia, enfermaria, de parto e um centro cirúrgico. Possui também cozinha, refeitório, recepção e administração.

.

Planejado e tendo investimentos previstos pelo Programa Saúde é Vida, o centro hospitalar é considerado um marco deste novo cenário da saúde pública no estado. Até o fim do ano, serão entregues as demais 63 unidades, com enfermaria de 20 leitos, além dos oito hospitais de médio porte, com 50 leitos. Para 2011, está previsto ainda a construção de hospitais de alta complexidade em Pinheiro, Caxias e Imperatriz. Na opinião de José Márcio Leite, o Maranhão vive, atualmente, uma verdadeira revolução no setor de saúde.

.

Lago do Junco

.

Em Lago do Junco, a governadora Roseana Sarney entregou o Centro de Ensino Médio (CEM) “Joana Alves da Silva”, construído no povoado Ludovico. Com seis salas de aula, setores de leitura, de informática, um pátio coberto, vestiário e cozinha, a escola vai atender 720 alunos em três turnos.

.

“Essa é apenas uma entre as 22 escolas que temos prontas para serem entregues”, declarou Roseana Sarney. “Essa escola é muito importante porque estamos trazendo para um povoado, que é Ludovico, referência na produção de sabonetes à base de coco babaçu, e fica localizada numa área que vai garantir educação a jovens que moram em mais de 30 povoados adjacentes”, ressaltou.

.

O prefeito Haroldo Leda destacou a relevância da escola para o município. Ele chamou a atenção para a importância das parcerias que o Governo do Estado vem realizando com os municípios, sem qualquer tipo de privilégio ou discriminação. “É uma iniciativa que visa melhorar a vida do homem e da mulher que vive no Maranhão. Aqui, não temos condições de andar sozinho, mas Lago do Junco hoje é um canteiro de obras, graças a parceria com o governo estadual”.

.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, até o fim deste ano serão entregues 45 escolas com o mesmo padrão para os municípios que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Maranhão. As obras estão sendo realizadas a partir de uma parceria dos governos estadual e federal e apoio municipal.

.

“A iniciativa faz parte do Plano de Ações Articuladas em que o Governo Federal realiza as obras e o estado garante os equipamentos e a manutenção do ensino regular”, explicou Raposo. “Já temos um novo convênio assinado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção de mais 68 escolas em 2011 com esse mesmo padrão e voltado para atender os locais de mais difícil acesso”, assegurou.

.

Sonho realizado

.

O funcionamento do CEM Joana Alves da Silva, em Ludovico, representa o ideal de uma lavradora, mãe de 18 filhos, analfabeta, que na década de 30 contratou um professor para ensinar os seus filhos em casa e outras crianças. Joana só aprendeu a ler aos 70 anos após fazer o antigo Mobral.

.

Para a sua filha, Emília Alves de Sousa, que foi a primeira professora da comunidade de Ludovico, a chegada da escola é a concretização de um sonho. “Começamos num salão improvisado, agora vejo uma escola moderna. Gostaria de voltar no tempo e poder trabalhar aqui, na minha terra natal, num colégio como este”, revelou.

.

O professor de Matemática e Física, que trabalha num anexo que funciona na comunidade, a mudança de prédio vai melhorar o desempenho dos alunos. “Chegamos à conclusão que o interesse vai se multiplicar ainda mais. A escola é linda, moderna e vai atender bem as nossas necessidades”, destacou.

.

Os alunos são os mais felizes com a entrega da escola. Antes, todos dividiam uma estrutura já danificada de um anexo. “O interesse vai aumentar, consequentemente o nosso desempenho vai melhorar”, disse a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Ana Paula Ramos Sousa. “Agora, temos a obrigação de cuidar desse patrimônio que é de todos da comunidade”, concluiu.

.

Lago da Pedra

.

Em seu último compromisso, a governadora Roseana Sarney esteve no município de Lago da Pedra, onde se encontrou com a prefeita Maura Jorge. A reunião administrativa aconteceu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Com a presença de ex-prefeitos, vereadores, lideranças do município e da Região, Roseana Sarney foi homenageada com a apresentação de grupos folclóricos e manifestações de carinho e agradecimento por parte da população.

.

“Em Lago da Pedra e em todos os municípios temos muitos programas e ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo. Estou muito feliz porque o Governo do Estado está cuidando das pessoas”, ressaltou Roseana Sarney.

.

A prefeita Maura Jorge, ao lado do vice-prefeito Laércio Arruda, do pai e ex-prefeito de Lago da Pedra, Valdir Jorge, falou que “as parcerias do município com o Governo do Estado estão garantido muitos benefícios para a população. Ela citou algumas das ações, como o Viva Minha Casa, referindo-se a construção de 100 casas; 266 quilômetros de asfaltado nas principais vicinais, a inserção do Programa Viva Meu Primeiro Emprego e posto de saúde.

.

“Agradeço por tudo que o Governo do Estado tem contribuído e feito pela nossa população. Por isso Lago da Pedra se preparou não para pedir, mas para agradecer pelas melhorias que tem sido realizado em tão pouco tempo”, destacou Maura Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.