Pages

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Educação de Coroatá: nos trilhos da esculhambação!


Isso é inacreditável! Eis aí pelas imagens que por si só falam, e valem mais que mil palavras. O Complexo Educacional do Ensino Fundamental, construído no ano de 1998, na gestão do ex-prefeito Rômulo Augusto, encontra-se totalmente depredado. Possui cinco blocos com cinco salas de aula; dois laboratórios de informática com dezoito computadores cada; quatro banheiros, ou seja, dois masculinos e dois femininos; uma biblioteca e um refeitório. Funcionava com sua capacidade plena nos três turnos. Eram 2.625 alunos, cuja capacidade poderia até ser estendida além da estabelecida. Inclusive, foi necessário se fazer um anexo. O Anexo II, próximo à Praça do Point Quente.

Um colégio que foi referência no passado, e que hoje está resumido ao quase nada. Apenas a metade das salas de aula funcionam nos turnos da manhã e tarde. O turno noturno acabou por completo, ou seja, pela falta de alunos e professores. Cujas contrarrazões do Prefeito AMOVELÁRIO 171 e do Secretário da Educação, Profº. Odair José (o Fala Mansa) determinaram o encerramento do turno noturno, alegando minimizar despesas administrativas.

Devido à evasão de alunos que não mais se interessaram para estudar no turno noturno. É visivelmente notório que além do descaso e irresponsabilidade dos atuais gestores municipais, incluindo, o atual Diretor e Profº. Edmílson Braga daquela unidade de ensino, ao que tudo indica não vem aplicando devidamente as verbas destinadas para a manutenção do colégio. Tais como, as merecidas benfeitorias e manutenções. O Governo Federal, através do MEC - Ministério da Educação e Cultura envia anualmente, essa verba federal para todas as unidades escolares dos 5.564 municípios brasileiros. E em meados de setembro de 2009, o PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola veio para todas essas escolas de Coroatá. Até para os barracões-escolas que estão cadastrados no FNDE! Reconhecidos pela vereadora-balaia do PDT, como 'herança maldita!'. Coisa que ela nunca falou no plenário da Câmara. Inclusive, diga-se: "Uma herança maldita bastante proveitosa, porém, mal aplicada e desviada por eles mesmos".

Segundo o relatório do FNDE - Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, o Complexo Educacional do Ensino Fundamental e o Anexo II receberam juntos mais de R$ 80 mil reais. Para executar tais melhorias e benfeitorias nos respectivos colégios. Passaram-se os meses das férias; dezembro, janeiro e fevereiro! E o Complexo se encontra no estado que aí as imagens mostram e falam por si só! Banheiros quebrados; pisos arrancados; mictórios de inox saqueados; bebedouros danificados e imundos; luminárias e ventiladores queimados; portas e janelas empenadas, e que não fecham. Isso sem se falar na merenda escolar, que não obedece ao princípio da aceitabilidade. A maior parte da merenda que é servida, é rejeitada pelos alunos. Quando não, está totalmente imprópria para o consumo dos mesmos. E é jogada fora!

CADÊ O MP ?

E o pior de tudo isso, caros leitores! É o descaso e a irresponsabilidade que andam de mãos dadas durante todo esse tempo, e ninguém faz nada! Será que a Assessoria de Comunicação Social do MP, não tem conhecimento ou até quando vai continuar fazendo 'vista grossa?'. Com a palavra e a opinião; você caríssimo leitor que poderá fazer sua avaliação na próxima eleição de 2012!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.