"É preciso montar uma rede de saúde pública decente para que os 6,5 milhões de maranhenses tenham atendimento de saúde digno e de qualidade. A equipe de saúde de São Luís e das 32 regionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sabe dos desafios e do compromisso da governadora Roseana Sarney para melhorar os indicadores de saúde e está empenhada nesta nova reestruturação", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, no encerramento do Curso de Capacitação em Gestão Descentralizada em Saúde, na manhã desta sexta-feira (05), no Praia Mar Hotel.
A missão da SES, de acordo com Murad, é “buscar a excelência nos serviços de saúde e as regionais vão trabalhar no acompanhamento e implantação destes programas nos 217 municípios".
O Encontro de Gestores de Saúde reuniu 220 técnicos da saúde e membros do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), durante cinco dias, para conhecer as ações do governo e os mecanismos de implantação.
Durante as reuniões, os gestores foram apresentados aos processos e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da SES, incluindo o funcionamento de ambas, o papel das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental e funcionamento de todos os setores da SES. "A próxima etapa é um encontro para elaboração de um plano de ação regional nas 32 regionais, que serão operacionalizadas com técnicos capacitados para trabalhar com os municípios e viaturas para controle de endemias", completou Ricardo Murad.
No acompanhamento e implantação dos programas de saúde no interior do Maranhão, os gestores regionais terão apoio das equipes de trabalho da SES. Ricardo Murad enfatizou que o trabalho de acompanhamento será permanente para que os municípios melhorem os indicadores de saúde. "Em hipótese alguma vamos pactuar convênios com municípios que estejam com índices de cobertura abaixo do permitido pelo Ministério da Saúde (MS). Neste caso, a determinação é chamar o gestor para assinar um termo de compromisso de metas e dispensar um acompanhamento maior na execução dos programas", preconizou Murad.
Programação
O secretário adjunto de Regionalização das Ações de Saúde, José Márcio Leite, disse que os gestores conheceram os detalhes do SUS e da SES, o que inclui informações sobre avanços e desafios, Plano Diretor de Regionalização e Programação Pactuada Integrada, Sistemas de Informação em Saúde, Controle Social em Saúde: legalização, funcionamento e competências dos Conselhos de Saúde e apresentação da Política Estadual de Saneamento e as Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.
Os investimentos em saúde (engenharia), educação permanente em saúde/Escola Técnica do SUS, Atenção em Média e Alta Complexidade: Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Hemomar e Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) também foram apresentados no seminário. Nesta sexta-feira, a Secretaria-adjunta de Ações Básicas discorreu sobre a Política de Atenção Primária e o Pacto de Indicadores, Plano Estadual de Mortalidade Infantil.
O gestor da regional de Viana, Tenack Costa Sobrinho, que já tem experiência na área como secretário de Saúde de Olinda Nova, disse que a partir do momento em que o governo se dispõe a informar sobre suas ações, fica mais fácil para os regionais atuar como multiplicadores. "Fica mais fácil trabalhar quando conhecemos a realidade de cada região porque conhecemos a realidade e podemos buscar soluções".
Jocimar Pereira Gomes, da regional de Codó, também avaliou como positivo o encontro. "Este seminário serviu para que pudéssemos conhecer a dimensão dos trabalhos e o papel de cada gestor dentro da regional". Na regional de Viana, estão sendo construídos Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) nos municípios de Codó e Coroatá e hospitais de 50 leitos em Timbiras, Peritoró e Alto Alegre.
Que bacana essa iniciativa! Com maiores noções sobre gestão em saúde, com certeza iremos obter melhores resultados em qualidade para nossos hospitais, nas relações com os pacientes e, principalmente, na questão do saneamento dos espaços hospitalares. O governo de Roseana está de parabéns!
ResponderExcluir