Pages

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

“O Governo tem tomado providências”, admite Edivaldo sobre crise carcerária

Por 

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), reconheceu, em entrevista concedida ao Estadão, que o Governo do Maranhão tem tomado medidas para combater a crise que se instalou no sistema prisional maranhense e os seus reflexos na segurança pública.
Para o petecista, a prisão dos envolvidos nos atos criminosos da semana passada – quando quatro ônibus foram queimados e duas delegacias alvejadas por tiros – foi uma das principais providências tomadas no caso.
“O governo do Estado tem tomado providências, conseguiu prender suspeitos. O governo federal ofereceu ajuda, o governo estadual aceitou de imediato”, disse.
Apesar de admitir que há empenho por parte do Executivo Estadual, Edivaldo Jr. também lembrou que “foi o governo do Estado que deixou chegar a esse ponto, principalmente em relação à questão de Pedrinhas”.
Leia abaixo a íntegra da entrevista.
Estado de S.Paulo - Como a situação da segurança tem afetado a capital?
Edivaldo – Infelizmente, nas últimas semanas, São Luís tem vivido dias de terror. A imprensa nacional voltou os olhos para a nossa cidade por causa do clima que foi instalado. Infelizmente, uma tragédia muito grande aconteceu. Uma criança morreu, uma barbaridade. Nós nos colocamos à disposição para poder trabalhar em parceria, ajudando não só o governo federal como o governo estadual.
Como os governos estadual e federal estão conduzido o caso?
O caos foi instalado na cidade. O governo do Estado tem tomado providências, conseguiu prender suspeitos. O governo federal ofereceu ajuda, o governo estadual aceitou de imediato.
O que a prefeitura pode fazer?
Nós temos a Guarda Municipal, a interlocução também por meio da Secretaria de Transportes (sobre as paralisações dos ônibus), para mediar da melhor maneira possível com o governo do Estado e o governo federal.
O senhor acha que essa crise poderia ter sido evitada?
Na verdade, foi o governo do Estado que deixou chegar a esse ponto, principalmente em relação à questão de Pedrinhas. Os sinais já vêm sendo dados há vários anos. Não é algo que estourou agora, mas há alguns anos Pedrinhas vem dando sinais, com algumas rebeliões que têm acontecido frequentemente. E até com os presos sendo decapitados.
Poderia ter sido evitado então?
Com uma política do governo do Estado voltada para o sistema prisional, talvez sim. Como prefeito, falo da nossa política pública, mas sobre o governo do Estado prefiro deixar que a governadora fale sobre esse ponto.
Mas, no fim, acabou afetando os cidadãos de São Luís.
Quando falta água, uma atribuição do governo do Estado, afeta a cidade. Quando falta segurança, afeta a cidade. A população não sabe ao certo de quem é a responsabilidade de muitos desses problemas. Então, quando os problemas são registrados na cidade acabam recaindo sobre o cidadão e sobre o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.